Quando a Aurora vira “Aurore”

Compartilhe nas redes sociais…

Quem  ainda não foi, só tem até 25 de julho para conferir a exposição Aurore, em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. Ela foi montada para celebrar a Queda da Bastilha e a Revolução Francesa, que marcaram não só a História da França, mas do mundo a partir do final do século 18, quando foram introduzidos nas sociedades conceitos vigentes até os dias de hoje, como igualdade, liberdade e fraternidade.

Aurore é promovida pelo Consulado Geral da França, e terminou por se transformar em um encontro de fotografias francesas, com a produção de artistas pernambucanos. O resultado é uma mistura de história, diplomacia e arte entre dois países. A exposição foi batizada com o nome da rua onde se localiza o Mamam, e coloca para dialogar, no idioma universal da arte, obras das fotógrafas Claire Jean e Carolina Arantes, com as exposições atualmente em cartaz no museu, assinadas pelos artistas pernambucanos Wilton de Souza e Daniel Santiago.

A exposição de Daniel Santiago é Um Sonho Para Ezra Pound, que traduz a concepção do poeta americano sobre o real numa instalação composta por 20 camas de solteiro, disponíveis inclusive para uma sesta, no térreo do Museu. Já a mostra de Wilton de Souza é a Bela Aurora do Recife, um panorama da obra do artista plástico pernambucano, com pinturas, gravuras e esculturas, selecionadas a partir da curadoria de Betânia Corrêa de Araújo,e que ocupam o primeiro andar do prédio.

É interagindo com esses acervos, que as fotógrafas Claire Jean e Carolina Arantes expõem suas obras no térreo e no Aquário (como é chamado o andar superior), revelando seus olhares afetivos de fronteiras há muito tempo dissolvidas entre França e Brasil. Claire Jean é francesa, radicada no Brasil há mais de 30 anos. Carolina Arantes é brasileira, e trabalha em Paris há nove. Ambas expõem no térreo (onde está a exposição de Daniel) e no aquário do Mamam, onde encontra-se a mostra de Wilton.

Serviço
Exposição Aurore
Quando: Até dia 25 de julho
Onde: MAMAM, Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Horário: De terça a sexta, das 12h às 18h. Sábado e domingo, das 13h às 17h
Informações:3355-6871

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto:Claire Jean / Divulgação 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.