PSB já tem pré-candidato a governador

Compartilhe nas redes sociais…

Depois de muito vai e vem, em que o PSB tentou – sem sucesso – emplacar o ex-Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, como candidato ao Palácio do Campo das Princesas, o partido finalmente oficializou hoje a pré-candidatura de Danilo Cabral à sucessão estadual. Natural de Surubim (Região Agreste) e no exercício do seu terceiro mandato como deputado federal, ele foi Secretário das Cidades e posteriormente do Planejamento na gestão Eduardo Campos (1965-2014).

Aos 54 anos, Danilo iniciou sua carreira política como vereador do Recife.  Já deputado federal, por duas vezes serviu nos governos do falecido Eduardo Campos.  Foi Secretário das Cidades entre 2021 e 2014, e em 2015 respondeu pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Ainda não se sabe quais suas propostas, mas é provável que sejam de continuidade das gestões do PSB, há dezesseis anos no poder em Pernambuco. Para o próprio Danilo, no entanto, governar o estado será ” a maior missão de minha vida”.

Ex-Presidente Lula pode virar o maior cabo eleitoral de Danilo Cabral em Pernambuco: PSB e PT agora são aliados.

Apesar de não ser muito conhecido entre a população pernambucana e principalmente do Recife – seu maior colégio eleitoral é no Agreste – Danilo, com certeza, será um nome mais fácil e leve de “vender” do que o do ex-Prefeito, um dos piores gestores que o Recife já teve e cuja primeira campanha eleitoral, ainda sob a batuta do então governador Eduardo Campos tinha como slogan “Geraldo que fez”. O apelo virou até piada entre os eleitores. Mas com a força e o carisma de Campos, o então desconhecido Geraldo Júlio chegou lá.

O problema é que como Prefeito quase nada fez pela cidade, deixando a capital em estado de completa decadência. Já Danilo Cabral não terá em Pernambuco um cabo eleitoral com tanta força, quanto o falecido ex-Governador. Mas tem do seu lado todo o PSB e um nome nacional de peso que poderá ajudá-lo ao chegar ao governo estadual: o ex-Presidente Lula, pré candidato do PT à sucessão presidencial (embora o socialista tenha votado pelo impeachment da então Presidente Dilma Rousseff).

Eventual postulante  ao Palácio do Campo das Princesas, o Senador Humberto Costa (PT-PE), desistiu da intenção de disputar o executivo em nome do projeto nacional do seu partido. Hoje mesmo, Danilo Cabral começou a dar o troco. “O povo tem saudade do Presidente Lula. Se o Brasil tem, Pernambuco tem ainda mais”, afirmou  na cerimônia de lançamento de sua pré- candidatura.  Já o governador Paulo Câmara destacou a importância da inserção do estado no cenário político nacional. “Tudo que aconteceu no País nos últimos anos afetou a vida dos pernambucanos. Então, essa discussão tem que existir, e não vamos nos omitir. Seguiremos debatendo, sabendo que Pernambuco pode andar melhor e fazer mais se tivermos um governo federal comprometido. Vamos fazer isso aqui, com Danilo, e apoiar também a candidatura do presidente Lula”

Ou seja, parece  que a relação entre o PT e o PSB sempre foi maravilhosa. Mas não é isso que acontece, pois na última campanha eleitoral (para a Prefeitura do Recife) o PSB e o PT andaram às turras, como você pode conferir em um dos links abaixo.  Tudo, agora, parece estar jogado no passado. O PT virou aliado. O  inimigo número 1 é o ex-capitão. Referindo-se ao governo Bozó,  Danilo Cabral disse que o Brasil paga “um preço muito caro por apostar numa aventura”. Para o socialista, o Presidente Jair Bolsonaro é responsável pela pior gestão da história do país. A cerimônia de lançamento da pré-candidatura foi no Praia Hotel, na Praia de Boa Viagem, local onde o PSB tradicionalmente costuma realizar seus eventos políticos. O Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira – um dos maiores defensores da candidatura de Cabral – compareceu, assim como autoridades estaduais e municipais. A cerimônia foi transmitida ao vivo, porque o acesso ao local foi limitado devido à pandemia.

Leia também
Lula chega no Nordeste, encontra políticos e vai ao MST
Lula: Aos 74, com tesão de 20 para lutar contra a “canalhada” no Brasil
Festival Lula Livre vira carnaval
“Pernambuco é vermelho”
Direita pede volto para João Campos porque “Lula tem pacto com o demônio”
Recife: Ninguém aguenta mais. Fora Bolsonaro e seus generais
Historiador Marco Mondaini: As portas do inferno continuarão escancaradas
O Grito dos excluídos e excluídas
Finalmente o que faz Bolsonaro em Pernambuco?
Bolsonaro e a derrota do voto de cabresto
Ministério Público não quer homenagem a militar da ditadura em prédio do Exército
Nazista bom é nazista morto chama atenção em muro do Exército
Ministério Público recomenda que não se comemore o 31 de Março nos quartéis
Live de Bolsonaro vira caso de justiça
Protesto contra o governo Bolsonaro: “Lugar de militar é no quartel”

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / SEI/ PSB

Continue lendo

Recife Pé na Areia: Festival movimenta o turismo, mas… e a sujeira na praia?

A nova face do verão: Preços exorbitantes, violência e falta de noção

Virada Recife 2026: “mar” de gente na Orla da Zona Sul. E o “mar” de lixo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.