Está movimentado demais, o centro do Recife neste domingo, 14/12. Tem protesto contra aprovação, pela Câmara dos Deputados, da dosimetria, que reduz pena imposta pelo STF a Jair Bolsonaro e outros condenados pelo STF por crimes que incluem tentativa de golpe contra o estado democrático de direito. A concentração para o ato está marcada para 14h, na Rua da Aurora, como forma de pressionar o Senado para que o retrocesso não seja ratificado. Cumprido nosso dever cívico e de cidadão que defende a democracia, é hora de se divertir.
E diversão é só o que não falta hoje. Pois o Bairro do Recife vai ganhar um cortejo natalino inédito, que inclui o elenco do “Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal”, auto que é anualmente encenado no Marco Zero do Recife, nos dias 23, 24 e 25 de dezembro. E que, em 2025, participa do tradicional cortejo de manifestações natalinas, que marca os festejos de fim de ano na cidade. A concentração ocorre a partir das 15h30m, saindo do Cais da Alfândega. O cortejo percorrerá as ruas do Bairro até a Praça do Arsenal, com enredo, cantores, músicos e bailarinos da ópera popular unidos a grupos de pastoril, reisado, guerreiro e cavalo marinho e, abrindo alas para o novo ciclo de festas, blocos líricos. É a primeira vez que o elenco do Baile sai do palco e vai às ruas.

O cortejo será recebido pela Orquestra Sinfônica e passistas da Escola de Frevo do Recife no trecho final do trajeto. Serão aproximadamente 300 pessoas envolvidas diretamente no resgate de uma tradição do período natalino cuja manifestação tem sido cada vez menos recorrente. O desfile consta, ainda, dos seguintes grupos culturais: o Grupo Sereia Teimosa; os pastoris Viver a Vida Terceira Idade, Evolução, Rosa Mística dos Torrões; os blocos das Ilusões e Pierrot de São José; o Reisado Imperial e o Guerreiro Sol Nascente; o Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda; Escola de Frevo do Recife e Escola Pernambucana de Circo, abrindo alas para o futuro.
Na Praça do Arsenal, o público tem encontro marcado com mais música. A partir das 18h, será realizado um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife, em celebração ao ciclo natalino. Com regência do maestro José Renato Accioly, a apresentação encerra a temporada 2025 da ORS. No repertório, o medley “Baile do Menino Deus”, com as músicas “Romã, Romã” e “Jaraguá”, com direito a coro infantil. Em seguida, serão tocadas “Uma Visão Nordestina” e “Serenata do Capibaribe”, do maestro Duda. E mais quatro clássicos natalinos: “Suíte Quebra Nozes”, de Tchaikovsky; “Valsa do Imperador”, de Johann Strauss II, “Christmas Festival”, de Anderson Leroy; e “Noite Feliz”, de Franz Gruber.

Enquanto isso, rola na Avenida Rio Branco, o Natal dos Sons, com Orquestra Som Brasil – Trio Som Brasil (15h), Pastoril Tia Nininha (16h), Boi Mainha (17h), Pastoril Estrela Brilhante (18h) e Auto de Natal Afro-Brasileiro (19h). Tem mais, por volta de 16h, desembarca no Marco Zero, a Trupe Carnavalesca “Mexe com tudo”, que é muito engraçada pois todos os integrantes chegam de barco ao Marco Zero, totalmente mascarados. Depois, ganham as ruas ao som do frevo.
Leia também
Programação oficial de Natal começa no Centro e ferve no domingo
Serviço:
14h – Concentração de protesto contra a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da dosimetria (que reduz penas impostas aos acusados por tentativa de golpe de estado). Na Rua da Aurora. Saída prevista para 16h
15h30m – Concentração, no Cais da Alfândega, do cortejo natalino que circulará pelas ruas do bairro do Recife Antigo, com presença do elenco (300 pessoas) do Baile do Menino Deus e blocos líricos, pastoris e outras manifestações. Cortejo vai até a Praça do Arsenal, onde será recebido pela Orquestra Sinfônica do Recife.
16h – Chegada ao Marco Zero, da Trupe Carnavalesca “Mexe com tudo”, cujos integrantes são chegam de barco, de maáscaras, e percorrem as ruas da cidade,com orquestra de frevo Paranambucá.
18h – Concerto especial natalino da Orquestra Sinfônica do Recife, na Praça do Arsenal
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Marcos Pastich e Andrea Rego Barros (Acervo #OxeRecife) e Mexe com tudo

Domingo com uma agenda poderosa,que ” Mexe com tudo”:blocos, cavalo marinho,pastoril,orquestra sinfônica e a trupe do Baile do Menino Deus.
Tudo junto e misturado para alegria da população. Imperdível!