Prorrogadas as inscrições do edital “Jovens no Clima”: de olho na COP-30

Compartilhe nas redes sociais…

Atenção, meninada. O aquecimento global, as mudanças climáticas, a ameaça aos oceanos – com o excesso de plásticos – são temas que preocupam o mundo, e quem for jovem corre o risco de não ter a mesma qualidade de vida que tiveram os avós e pais. É portanto, preciso se mobilizar, para que o Planeta não caminhe tão doente para o futuro.  Então, vamos agir?

A Prefeitura do Recife acaba de prorrogar o período de inscrição para o edital “Jovens no Clima”. O prazo limite agora é 13 de abril. Portanto, se você tem entre 15 e 29 anos e possui um trabalho ou uma proposta a apresentar para enfrentamento de desafios climáticos da cidade é bom correr. E se inscrever. Serão selecionados 18 projetos. Cada um terá direito a R$ 20 mil. E além disso o representante de cada grupo poderá contar com mais R$ 7.400, para participar da COP-30, que acontece este ano em Belém (PA). Os interessados podem acessar o aplicativo ou site Conecta Recife, clicar em “Edital Jovens no Clima 2025” nos destaques e se inscrever.

O edital é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com a Rede Conhecimento Social e o Delibera Brasil, com financiamento do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies, da United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation.

Cada projeto inscrito deverá contemplar um ou mais dos seguintes eixos temáticos: 1) Sensibilização, educação, investigação e desenvolvimento, incluindo: programas de educação climática; hackathons climáticos juvenis; pesquisas e consultas sobre clima; espaços de encontro, grupos de estudos e formação, intervenções artísticas e campanhas de conscientização públicas; 2) Projetos de mitigação e adaptação às alterações climáticas, tais como: jardins comunitários, plantio de árvores, reflorestamento e promoção de iniciativas de agricultura urbana; programas de reciclagem e redução de resíduos; oficinas sobre resiliência climática e programas de prevenção para desastres; 3) Propostas de contribuição com monitoramento e implementação do Plano Local de Ação Climática da Cidade do Recife, a exemplo: parcerias entre gestores municipais e grupos de jovens para discutir políticas públicas (propostas, decisões ou ações), formação de embaixadores jovens para o clima ou conselhos consultivos.

Os detalhes estão disponíveis no Diário Oficial do Recife, edição nº 34, do dia 15 de março de 2025: https://dome.recife.pe.gov.br/. Mais informações também podem ser obtidas com a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife pelo e-mail jovensnoclimarecife@gmail.com ou pelo telefone (81) 3355-8205.

Leia também

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Estêvão Santos / Ong Onda Limpa para Gerações Futuras

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.