Projeto “Sonora Brasil” no Recife

Já são 20 anos de circulação nacional, revelando talentos nem sempre tão conhecidos do grande público. O Projeto Sonora Brasil, do Sesc, está de volta a Pernambuco. Os temas escolhidos para o biênio 2017/2018 são Bandas de música: formações e repertórios e Na pisada dos cocos. Quatro grupos foram escolhidos para participar de cada tema. Por esse motivo, o Recife recebe a  Banda Manauense, a Corporação Musical Cempadipe, a Sociedade Musical União Josefense e ainda o Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia. As apresentações ocorrem no Sesc Santo Amaro (dentro e fora da unidade), entre os dias 1 e 4 de setembro. E são gratuitas. Música sempre é bom, não é gente?

Além das bandas, o encontro tem rodas de diálogos e oficinas. Grupos locais em intercâmbio das cidades de Olinda, Recife e Paudalho e em circulação nacional dos estados da Bahia, Santa Catarina, Goiás e Amazonas se apresentam gratuitamente dentro e fora da Unidade.  A abertura, às 16h do dia 1, será iniciada pela Banda do Colégio Militar de Pernambuco, que sairá em cortejo pelas ruas próximas a Praça do Campo Santo. Em seguida, em frente à Galeria Corbiniano Lins, acontece o Diálogos Dobrados, uma roda de conversa, com o Grupo Instrumental Brasil UFPE e o Quinteto de Metais da UFBA (BA). Os concertos desses dois grupos serão a partir das 19h do sábado, no Teatro Marco Camarotti.

A Banda 22 de Novembro (da cidade de Paudalho) abre a programação do domingo (2/9), às 16h. Logo após, haverá roda de diálogo com o Grêmio Musical Henrique Dias, de Olinda, e a Sociedade Musical União Josefense, de Santa Catarina que desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, envolvendo marchas, hinos, dobrados e canções ligadas a festividades religiosas. À noite, o público poderá conferir as apresentações dos dois grupos.  Já na segunda-feira (3/9), a primeira banda a se apresentar é a da Escola Dona Maria Tereza Correia, às 16h. A programação traz apresentação e roda de conversa com a Banda Sinfônica do CEMO, de Olinda, e a Corporação Musical Cempadipe, de Goiás, formada por jovens de Aparecida de Goiânia, representando as bandas civis com repertório de marchas e hinos. Seguindo a programação, os concertos acontecem à noite no Marco Camarotti.

O último dia da Mostra no Recife, a terça-feira (4/9), traz a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano. Na grade, haverá apresentação da Banda Manauense, do Amazonas, que faz referência aos antigos ranchos carnavalescos cariocas, e o Sopro e Percussão, uma união das grandes escolas de música pernambucana. O percussionista Gilú Amaral montou uma apresentação especial para o evento com metais de frevo e percussão. Ele convidou para apresentação músicos como Henrique Albino (sax e flauta), Alex Santana (tuba), Nilsinho Amarante (trombone) e Jonatas Araújo (trompete). O repertório passará por canções de vários compositores do estado como Maestro Duda, Lourival Batista, Ademir Araújo, mostrando a criatividade das grandes escolas.

Leia também:
Brasil Sonoro no Recife. E de graça 

Programação das apresentações de bandas:
1º de setembro
16h – Banda do Colégio Militar da Polícia de Pernambuco (na Praça do Campo Santo)
17h – Diálogos Dobrados – Quinteto de Metais da UFBA e o Grupo Instrumental Brasil UFPE (Sesc)
19h – Apresentação do Grupo Instrumental Brasil (no Teatro Marco Camarotti
20h – Apresentação Quinteto de Metais da UFBA (no Teatro Marco Camarotti)

Dia 2 de setembro
16h – Banda 22 de Novembro (na Praça do Campo Santo)
17h – Diálogos Dobrados – Sociedade Musical União Josefense e Grêmio Musical Henrique Dias
19h – Apresentação Grêmio Musical Henrique Dias (no Teatro Marco Camarotti)
20h – Apresentação Sociedade Musical União Josefense (no Teatro Marco Camarotti)

Dia 3 de setembro
16h – Banda da Escola Dona Maria Tereza (Praça do Campo Santo)
19h – Apresentação Banda Sinfônica do CEMO no Teatro Marco Camarotti
20h – Apresentação Corporação Musical Cempadipe no Teatro Marco Camarotti

Dia 4 de setembro
16 – Banda do Ginásio Pernambucano (na Praça do Campo Santo)
19h – Apresentação O Sopro e Percussão no Teatro Marco Camarotti
20h –  Apresentação Banda Manauense no Teatro Marco Camarotti

Data: 1º a 4 de setembro
Local: Sesc Santo Amaro – Rua Treze de Maio, nº 455
Informações: (81) 3216.1728
Acesso gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.