Projeto “Sonora Brasil” no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Já são 20 anos de circulação nacional, revelando talentos nem sempre tão conhecidos do grande público. O Projeto Sonora Brasil, do Sesc, está de volta a Pernambuco. Os temas escolhidos para o biênio 2017/2018 são Bandas de música: formações e repertórios e Na pisada dos cocos. Quatro grupos foram escolhidos para participar de cada tema. Por esse motivo, o Recife recebe a  Banda Manauense, a Corporação Musical Cempadipe, a Sociedade Musical União Josefense e ainda o Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia. As apresentações ocorrem no Sesc Santo Amaro (dentro e fora da unidade), entre os dias 1 e 4 de setembro. E são gratuitas. Música sempre é bom, não é gente?

Além das bandas, o encontro tem rodas de diálogos e oficinas. Grupos locais em intercâmbio das cidades de Olinda, Recife e Paudalho e em circulação nacional dos estados da Bahia, Santa Catarina, Goiás e Amazonas se apresentam gratuitamente dentro e fora da Unidade.  A abertura, às 16h do dia 1, será iniciada pela Banda do Colégio Militar de Pernambuco, que sairá em cortejo pelas ruas próximas a Praça do Campo Santo. Em seguida, em frente à Galeria Corbiniano Lins, acontece o Diálogos Dobrados, uma roda de conversa, com o Grupo Instrumental Brasil UFPE e o Quinteto de Metais da UFBA (BA). Os concertos desses dois grupos serão a partir das 19h do sábado, no Teatro Marco Camarotti.

A Banda 22 de Novembro (da cidade de Paudalho) abre a programação do domingo (2/9), às 16h. Logo após, haverá roda de diálogo com o Grêmio Musical Henrique Dias, de Olinda, e a Sociedade Musical União Josefense, de Santa Catarina que desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, envolvendo marchas, hinos, dobrados e canções ligadas a festividades religiosas. À noite, o público poderá conferir as apresentações dos dois grupos.  Já na segunda-feira (3/9), a primeira banda a se apresentar é a da Escola Dona Maria Tereza Correia, às 16h. A programação traz apresentação e roda de conversa com a Banda Sinfônica do CEMO, de Olinda, e a Corporação Musical Cempadipe, de Goiás, formada por jovens de Aparecida de Goiânia, representando as bandas civis com repertório de marchas e hinos. Seguindo a programação, os concertos acontecem à noite no Marco Camarotti.

O último dia da Mostra no Recife, a terça-feira (4/9), traz a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano. Na grade, haverá apresentação da Banda Manauense, do Amazonas, que faz referência aos antigos ranchos carnavalescos cariocas, e o Sopro e Percussão, uma união das grandes escolas de música pernambucana. O percussionista Gilú Amaral montou uma apresentação especial para o evento com metais de frevo e percussão. Ele convidou para apresentação músicos como Henrique Albino (sax e flauta), Alex Santana (tuba), Nilsinho Amarante (trombone) e Jonatas Araújo (trompete). O repertório passará por canções de vários compositores do estado como Maestro Duda, Lourival Batista, Ademir Araújo, mostrando a criatividade das grandes escolas.

Leia também:
Brasil Sonoro no Recife. E de graça 

Programação das apresentações de bandas:
1º de setembro
16h – Banda do Colégio Militar da Polícia de Pernambuco (na Praça do Campo Santo)
17h – Diálogos Dobrados – Quinteto de Metais da UFBA e o Grupo Instrumental Brasil UFPE (Sesc)
19h – Apresentação do Grupo Instrumental Brasil (no Teatro Marco Camarotti
20h – Apresentação Quinteto de Metais da UFBA (no Teatro Marco Camarotti)

Dia 2 de setembro
16h – Banda 22 de Novembro (na Praça do Campo Santo)
17h – Diálogos Dobrados – Sociedade Musical União Josefense e Grêmio Musical Henrique Dias
19h – Apresentação Grêmio Musical Henrique Dias (no Teatro Marco Camarotti)
20h – Apresentação Sociedade Musical União Josefense (no Teatro Marco Camarotti)

Dia 3 de setembro
16h – Banda da Escola Dona Maria Tereza (Praça do Campo Santo)
19h – Apresentação Banda Sinfônica do CEMO no Teatro Marco Camarotti
20h – Apresentação Corporação Musical Cempadipe no Teatro Marco Camarotti

Dia 4 de setembro
16 – Banda do Ginásio Pernambucano (na Praça do Campo Santo)
19h – Apresentação O Sopro e Percussão no Teatro Marco Camarotti
20h –  Apresentação Banda Manauense no Teatro Marco Camarotti

Data: 1º a 4 de setembro
Local: Sesc Santo Amaro – Rua Treze de Maio, nº 455
Informações: (81) 3216.1728
Acesso gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Continue lendo

Sarau das Artes volta a agitar bairro da Boa Vista com sua “guerrilha cultural”

“Hoje tem espetáculo” exibe “Campo de Alinhamento” com acesso grátis

“Capiba, pelas ruas eu vou” chega ao Sesc de Goiana no final de semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.