Durante a fase mais difícil da pandemia no Recife, quando as pessoas eram até proibidas de sair de casa – a não ser para comprar comida ou se o trabalho fosse atividade essencial – os jovens que integram o Projeto Ação não pararam. Chegaram até a promover um show junino, movido ao som do forró, para alegrar moradores de palafitas da cidade, ao mesmo tempo que distribuíam donativos para combater a fome das populações ribeirinhas, que tinha sido agravada com o lockdown ditado pela pandemia.
No Natal, essa turma de muita gente boa quer repetir a dose, para dar uma mesa farta a famílias da Comunidade do Pilar, onde vivem pessoas em situação de muita pobreza, sem acesso a serviços essenciais como moradia digna, água e saneamento. Tem muita gente que frequenta casas de diversões em locais próximos – como Rua do Bom Jesus, da Guia ou Praça do Arsenal – que não imagina a dificuldade porque passa essa gente. Mas basta você dar uma olhada na foto abaixo, para perceber o quanto é difícil a vida delas. Esta foto foi feita durante uma edição das Caminhadas Domingueiras, em que andamos pelo Bairro do Recife e fomos até a Igreja do Pilar.

Então a garotada do Projeto Ação já está mobilizando amigos nas redes sociais. Eles querem proporcionar uma “Noite Feliz”, verdadeira “Noite de Natal”, para parte dos moradores do Pilar. Eles querem proporcionar uma noite natalina digna para cerca de 40 famílias que “moramos barracos de madeira e papelão da comunidade do Pilar”. Informam que as famílias terão um dia de shop, onde irão escolher roupas novas para usar na noite de Natal.
E no dia 24/12 serão entregues uma cesta natalina completa. Os organizadores da Noite Feliz, no entanto, estão precisando de colaborações. Você pode fazer doações através da Conta: Caixa Econômica Federal, Agência 0651, OP 013, Conta poupança 300.719.044-00 (Irene Pimentel Barros). Veja, abaixo, vídeo que vem sendo divulgado pelo Projeto Ação nas redes sociais e também alguns links sobre bonitas ações que surgiram durante a pandemia. Colabore você também, com esse trabalho que fez bonito nas palafitas, durante o mês de junho.
Leia também:
Palafitas vão ganhar live a partir de barco: “O rio vai pegar fogo”
O diário fotográfico do lockdown da pandemia pelo olhar dos confinados
A “luz” na pandemia: Gisele Carvallo
Pandemia: A “luz” no breu da solidão
Corona vírus e a rede de solidariedade
Rede de solidariedade só faz aumentar
Pandemia: a corrente do bem
Vaquinha para a venda de Seu Vital
Pás retomam produção de máscaras
Pandemia com delivery de palhaços
Olha pró céu, meu amor… em casa
Brasil, Recife, pandemia e eventos
Sem festa e com cachê garantido
Pandemia tem delivery de palhaços
Clube das Pás: Das festas à pandemia
Pandemia: Socorro para os artesãos e venda virtual
Bia: Remédio contra o confinamento
Sem festa, mas com cachê garantido
Augusto César nas Pás: Vou escalar todo seu corpo
Clube das Pás: festa de dança virtual
Pandemia: As estátuas mascaradas contra o coronavírus nas ruas do Recife
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Frevioca no Dia das Mães
Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Cufa-PE vai às favelas contra o coronavírus
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Trem do bem: desinfecção e doação
Canibbal contra o coronavírus
Doação de alimentos por agricultores da reforma agrária
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Hans Von Manteuffel (Acervo #OxeRecife)