Depois das luzes, a festa. Com a decoração natalina pronta, o Recife tem tudo para promover as comemorações de fim de ano um período tão bonito como durante o ciclo junino, quando a capital pernambucana fez a diferença no meio de um turbilhão de megafestas no interior do Estado, quase todas iguais e cada vez mais distantes das verdadeiras tradições daquela época.
À exceção do mega palco da virada, com artistas escalados por empresários que realizam a festa, na praia do Pina – e que ignoram por completo as manifestações culturais de Pernambuco – a programação do resto da cidade está movida a pastoris, reisados, bois de Natal, cantatas, cavalo marinho, cirandas, autos de Natal, concertos gratuitos. Sinceramente, gosto disso. Manter essas tradições é salvaguardar a identidade do período natalino no Recife. E isso é muito bom.

O Presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto, merece parabéns por todo esse esforço em manter vivas nossas tradições. Seja no São João ou no Natal. Imaginem, em 2025, até o “Baile do Menino Deus“, que é apresentado no Marco Zero anualmente – uma tradição de Natal – entrou na “dança”. No bom sentido, claro.
Pois os seus 300 artistas e figurantes vão participar de um cortejo domingo que promete “mexer” com as ruas centrais da cidade. Sinceramente, acho bacana que todos esses personagens encantados do “Baile” como Jaraguá, a Burrinha Zabilin e o Boi ganhem o asfalto. No cidade, a programação oficial de Natal começa nessa sexta-feira (12/12), na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. Mas o final de semana vai ser movimentadíssimo. E com muita coisa boa para se ver. É verdade que domingo tem protesto político. Façam como eu, lá e lô.
As apresentações culturais prolongam-se até o próximo dia 28 de dezembro, no Centro da cidade, nos Parques da Tamarineira e das Graças, e ainda em Boa Viagem (no Segundo Jardim). Ao longo dos próximos dias, o #OxeRecife indicará as atrações de época e onde ocorrerão. Para que não nos estendamos muito, nesse post, vamos mostrar só o que acontece de sexta-feira até domingo (14/12). Confira a programação de “Natal dos Sons”, prevista para os dias 12, 13 e 14 de dezembro. Ao longo das duas próximas semanas, vamos desdobrando a programação, certo?
Nos links abaixo, os outros dois eventos que vão rolar no Recife Antigo, nesse final de semana, ambos no sábado
Leia também
No dia que faria 113 anos, Luiz Gonzaga ganha cortejo de sanfoneiros
Praça do Arsenal tem shows de forró, frevo e homenagem a Luiz Gonzaga
Ciclo natalino: iluminaçõa, banho de nove e concerto flutuante
Serviço
Natal dos Sons, nos dias 12, 13 e 14
Sexta, 12/12
Av. Rio Branco
18h –Pastoril Tia Nininha, Terceira Idade
19h – Orquestra Riviera do Recife
20h – Mestre Anderson Miguel e Ciranda Raiz da Mata Norte
Sábado, 13/13
Av. Rio Branco
17h – Pastoril Sonho de uma Adolescente
18h – Orquestra Frevo Mix Especial de Natal
19h – Pastoril Giselly Andrade
20h – Mestre Lua
Observação: No sábado, tem também homenagem a Luiz Gonzaga pelos 113 anos de nascimento, com cortejo que termina na Praça do Arsenal, com show com forrozeiros, às 17h. Logo depois, às 18h, na mesma Praça em o Fest Brasil, com show de frevo com Spok (Pernambuco) e Armandinho (Bahia).
Domingo, 14/14
Paço Alfândega
15h30 – Cortejo do Baile do Menino Deus. Concentração é no Cais da Alfândega, segue pela Marquês de Olinda, Marco Zero até a Praça do Arsenal. O cortejo inclui os pastoris Viver a Vida Terceira Idade, Evolução, Rosa Mística; os blocos das Ilusões e o Pierrot de São José; os reisados Imperial e Guerreiro do Sol Nascente; e ainda o Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda.
Avenida Rio Branco
15h – Orquestra Som Brasil
16h – Pastoril de Tia Nininha
17h – Boi de Mainha
18h – Pastoril Estrela Brilhante
19h – Auto de Natal Afro-Brasileiro
Praça do Arsenal
18h – Concerto Especial da Orquestra Sinfônica do Recife, em celebração ao ciclo natalino, sob a regência de José Renato Accioly. O concerto terá um medley do “Baile do Menino Deus”. E incluirá composições do Maestro Duda, Tchaikovsky, Strauss II, Leroy e Grubber.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Marcos Pastich / Divulgação PCR
