Aos 84 anos, Paulo José Barbosa tem uma nova responsabilidade em sua vida. Acaba de assumir a presidência da Fundação Movimento Pró-Criança, com um desafio: tirar todas as crianças das ruas do Recife. Barbosa fica no lugar do fundador, engenheiro e professor Sebastião Barreto Campelo, 91, que deixou o cargo, mas promete não se afastar da instituição. Após a pandemia, os dois pretendem deflagrar uma grande campanha para assistir menores que vivem em sinais, esquinas e sob as marquises da cidade. O Pró-Criança foi fundado há 27 anos, é vinculado à Arquidiocese de Olinda e Recife, não tem fins lucrativos e presta grande serviço a crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.
A sucessão do comando do Pró-Criança ocorreu durante missa celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, na Boa Vista, área central do Recife. A solenidade contou com a presença de alguns funcionários, voluntários e benfeitores. Os educandos e suas famílias foram representados por fotos anexadas aos bancos da igreja, devido à pandemia do coronavírus. “Hoje rendemos graças a Deus por esse trabalho tão eficiente, resgatando as crianças em situação de pobreza e dando a elas a possibilidade de educação, cultura e lazer”, disse o arcebispo
“ Ao mesmo tempo, agradecemos a doutor Sebastião Barreto Campello, que ao longo desses 27 anos conduziu da melhor maneira possível esse trabalho. A ele nossa gratidão, nosso reconhecimento”, acrescentou. Campelo foi um dos fundadores da instituição, da qual não pretende se afastar. Vai só reduzir o ritmo. Pois continua auxiliando o Pró-Criança, inclusive com ambicioso objetivo. “Passada essa pandemia vamos lançar uma grande campanha. Nós pretendemos tirar todas as crianças das ruas de Pernambuco, para isso deveremos alcançar uma receita mensal de R$ 2 milhões. Será um grande trabalho, mas vamos enfrentar com grande esforço”, afirmou.
O Pró-Criança conta com a colaboração de pelo menos 30 empresas parceiras, para desenvolvimento do seu trabalho. Entre elas, o Grupo Moura, a Celpe, a Chesf, a Compesa, Toylex, Sebrae, Infraero, entre outras. Ofertas atividades que vão das educativas às psicológicas. Já atendeu a mais de 30 mil crianças, ajudando a mudar o traçado do seu destino de muitas delas. Oferece aulas de música, judô, dança, artes plásticas, inclusão digital entre outras atividades. O novo presidente, Barbosa, é co-fundador do Pró-Criança e exercia a função de diretor de planejamento da ONG. Encanta que com idade tão avançada – em que muitos só querem uma cadeira de balanço – cidadãos como Sebastião e Barbosa fiquem à frente de responsabilidade tão grande. Viva para eles! Pernambuco, o Recife e a sociedade agradecem. E admiram.
Leia também:
Pró-Criança: 3D para produção de máscaras
Pró-Criança: curso virtual ajuda mães
Participe dessa bela história
Aulas gratuitas de balé e música
A história de superação de um gênio
Cais da Alfândega tem concertão
Cantata Natalina no Recife Antigo
Crianças revitalizam praça nos Coelhos
Aprenda música de graça: 108 vagas
Aprenda a gostar de música erudita
As roupinhas e máscaras da “família” de Francisca
Dia das Mães, Vovó Cici (80) vai da Bahia ao Rio de Janeiro visitar a sua (de 104)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Movimento Pró-Criança / Divulgação
