Prévias de rua Recife têm até encontro do Galo com Cordão da Bola Preta

Compartilhe nas redes sociais…

Prepare as pernas, o solado do sapato e a sombrinha de frevo. É que nessa terça-feira (13/01) começa de fato a temporada carnavalesca no Recife. E como se não bastassem a animação nas ruas e as prévias de blocos privados, a programação oficial do Recife também vai dar o que falar. É que até o Sábado de Zé Pereira, pelo menos 60 prévias animarão as ruas da cidade. Ou seja, coisa que não acaba mais. Destaque para o encontro da folia carioca com a pernambucana, nos dias 23 e 24 de janeiro, quando os maiores blocos do mundo – O Cordão da Bola Preta (RJ) e o Galo da Madrugada (PE) – se encontram.

Na própria terça, já começa a primeira eliminatória do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval 2026 (foto superior). A entrada é gratuita e os candidatos prometem muito frevo no pé, a partir das 20h. O concurso será no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista. O Tumaraca (encontro de maracatus) percorre diversas comunidades do Recife para fazer o acerto dos baques que reúnem 13 nações de Maracatu, na abertura da festa.

Cordão da Bola Preta e o Galo da Madrugada entre os dias 23 e 24 de janeiro:  cortejo no Recife Antigo

Mas além de ensaios nas comunidades, as nações se reúnem às sextas no Pátio de São Pedro.  A força da religiosidade e dos brinquedos de matriz africana também se faz presente nas Terças Negras Especiais, além do Encontro de Afoxés, do Encontro de Baques e Caboclinhos, que acontecem no mesmo local. Recife e Rio de Janeiro, que brincam dois dos maiores Carnavais populares do Brasil, irão se cruzar pela primeira vez na CasaBloco, festival que ocupará a Praça do Arsenal nos dias 23 e 24 de janeiro.

Na programação, encontros históricos e emblemáticos irão acontecer, como a convergência entre o Cordão da Bola Preta, que desembarca pela primeira vez no Recife, e o Galo da Madrugada, convidando turistas e moradores para cair no passo.  Nos dias 25 e 26 de janeiro (domingo e segunda-feira), a partir das 16h e 17h, o Pátio de São Pedro, Quartel General do Frevo, sediará o concurso de porta-estandarte, porta-flabelo, mestre sala e porta-bandeira. O Pátio também receberá os concursos de Passistas e a finalíssima do Rei e Rainha de Momo.

Entre os dias 13 e 21 os maracatus seguem pelas comunidades, mas a partir do dia 22 de janeiro, podem ser vistos no Pátio de São Pedro. Na quinta, 22/1, tem encontro de Baques no Pátio de São Pedro, às 17h. Na sexta (23/1), no mesmo horário, há ensaios de maracatus no mesmo local. No mesmo dia, na Praça do Arsenal, tem Acero de Marcha de Blocos Líricos (17h). Enquanto do Cais da Alfândega, estará saindo cortejo de cultura popular. Sexta e sábado (23 e 24) tem encontro da Bola Preta com o Galo, também no Arsenal. Ao longo desse mês, o #OxeRecife estará resumindo a programação carnavalesca da cidade para facilitar a programação da folia para seus leitores.

Leia também
Tradicional Queima da Lapinha movimenta o Centro. Depois é carnaval
Dia de Reis tem Queima da Lapinha no centro, na Casa da Rabeca e Várzea
Protesto, cortejo natalino, orquestra sinfônica e “Mexe com tudo” no Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Marcos Pastich / Divulgação / PCR

Continue lendo

Caminhada do Frevo: percurso de onze quilômetros Recife-Olinda, a pé

Centro do Recife: Sexta-feira tem folia com nossa diversificada cultura popular

Bloco de carnaval tem foco nobre e curioso: “Quem não virou, virará”

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.