Até enquanto for necessário, detentos pernambucanos estarão produzindo pães, para alimentar as vítimas das cheias da Zona da Mata e do Agreste. Pena que em uma população carcerária de quase 29.900 homens e mulheres, nem oito por cento estejam envolvidos em atividades produtivas como aqueles 35 que fabricam o alimento. E isso é uma pena, porque o ócio é mau conselheiro. Ainda mais no meio de tanta gente que andou pelo descaminho. Apenas 2.200 fazem alguma coisa: artesanato, mobília, pães, bicicletas. O resto não faz mesmo nada. Recebi a informação, no entanto, que tem preso fazendo móvel de excelente qualidad
É o que acontece na Penitenciária Agroindustrial São João (Paisj), em Itamaracá, no Litoral Norte do estado, onde um dos trabalhos realizados é em marcenaria. “A educação profissional é um dos melhores caminhos para o processo de ressocialização. Quando ganharem a liberdade, esses reeducandos terão acesso ao mercado de trabalho qualificados” ressalta o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues. Tomara que aconteça. Conheço casos de detentas aqui no Recife que saíram da penitenciária com empregos garantidos. Isso porque prestavam serviços atrás das grades para empresas, como casas de festa, por exemplo. Com bom comportamento e dedicação, elas viraram exemplos de superação.
“Nossa missão é qualificar os educandos, prepará-los para volta deles à sociedade de forma digna e com um ofício para evitar a reincidência” afirma José Muniz, Supervisor de Laborterapia da Paissj. O reeducando Janderson Marcelo da Silva (34), deverá progredir do regime semiaberto para o aberto no próximo mês. Há sete anos, o reeducando se dedica ao trabalho nas unidades pelas quais passou . “Tive a oportunidade de aprender uma profissão nesses anos de reclusão e agora vou trabalhar para mim mesmo” planeja Silva. Só são sete os detentos ali envolvidos com esse tipo de ofício. Fazem mesas, armários, estantes. Algumas mobílias vêm sendo usadas para equipar as unidades prisionais.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Seres