Prêmio Vasconcelos Sobrinho vem aí para quem faz pela natureza

Compartilhe nas redes sociais…

Já estão abertas as inscrições para a 31ª edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, que é anualmente conferido a pessoas ou instituições que se revelam como amigos da natureza. Elas podem ser feitas  até às 23h59m horas do dia 13 de novembro de 2020.  As inscrições e indicações são gratuitas. Devem ser feitas exclusivamente por meio do Portal da Cprh (www.cprh.pe.gov.br), através do preenchimento correto do formulário disponível online.

O preenchimento de todos os campos destacados com asterisco no formulário são obrigatórios.  Em 2019, o #OxeRecife inclusive foi contemplado, por conta do espaço que dá à defesa da fauna, flora, rios e oceanos. O prêmio destaca iniciativas bem sucedidas, ações, cases, experiências de pessoas físicas ou jurídicas, empreendedores, instituições privadas e públicas e/ou associações sem fins econômicos registradas no Brasil e que tenham projetos realizados em Pernambuco, já concluídos ou em fase final de conclusão.

Premiados na edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho de 2019, e o #OxeRecife está no meio: Destaque Imprensa.

As ações ou projetos devem ter cumprido rigorosamente a legislação socioambiental e devem ter se somado à construção de “uma sociedade mais justa e sustentável”. Ao fazer a inscrição, o participante automaticamente concorda em ceder à Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh)  ou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semas-PE) os direitos de divulgação de seus projetos, em qualquer período ou forma de mídia. Por conta da pandemia, em 2021, as inscrições serão feitas na forma virtual para todas as categorias. Também estão valendo indicações feitas por terceiros.

Tem mais: Trabalhos inscritos em edições anteriores poderão ser reapresentados na presente edição, desde que se encontrem em um estágio mais avançado de desenvolvimento e tenham resultados melhores do que os avaliados anteriormente pela Comissão Julgadora. Entre as categorias estão:  Bem-estar animal: podem concorrer pessoas físicas que trabalhem, de forma voluntária ou remunerada, para o bem-estar de animais domésticos ou silvestres; Inovação tecnológica: podem concorrer empresas públicas e privadas, instituições sem fins lucrativos localizadas em Pernambuco, bem como pessoas físicas residentes em Pernambuco, que desenvolveram produtos, processos, e/ou serviços e que esses apresentem resultados positivos para a melhoria da qualidade ambiental do Estado;  Pesquisa ambiental: podem concorrer estudantes, professores e técnicos de Universidades, Faculdades e Instituições de Pesquisa, com projetos de pesquisa que já tenham apresentado resultados positivos para a reversão de problemas ambientais.

E ainda: Projeto e prática educacional (ensino fundamental e médio): podem concorrer escolas públicas e particulares que desenvolvam, com a sua comunidade escolar, projetos que estimulem o debate e a prática de atitudes ambientalmente corretos;  Destaque Municipal: podem concorrer prefeituras e servidores públicos municipais que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo projetos inovadores voltadas à melhoria das condições ambientais em seu território; Destaque da Imprensa: podem concorrer jornalistas e veículos de comunicação (jornais, revistas, rádios, TV e sites), que produziram e veicularam matérias/reportagens sobre questões ambientais de Pernambuco, entre junho de 2019 a agosto de 2020;  Personalidade do Meio Ambiente: podem ser indicadas pessoas físicas que desenvolveram ou estejam desenvolvendo projetos ambientais que gerem impactos positivos para a comunidade (Mas esta categoria aceitará somente indicações de terceiros, sendo – neste caso – vedada a inscrição pelo próprio concorrente. Mais informações no Instagram da Cprh.

Leia também
Os agraciados com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho
Prêmios por amor à natureza
Amor à natureza rende prêmio
#OxeRecife é destaque imprensa no Prêmio Vasconcelos Sobrinho 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Grupo Andarapé  e Juliana Lins/ Cortesia

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.