Preguiça resgatada em telhado

Compartilhe nas redes sociais…

Mais uma das preguiças. Esta apareceu em Apipucos, quase defronte da minha casa. O animal chegou ao telhado de uma residência, não acertou mais a descer, e começou a gritar (nem sei como é o nome do som que ela emite), provavelmente pedindo socorro. Não foi fácil resgatá-la. O mamífero contou com a boa vontade de Thiago Costa Lima, Chefe do Setor de Fiscalização Florestal da Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh).

A preguiça, uma fêmea, estava há dois dias na parte mais alta de um sobrado, e não acertava a descer, quando a Cprh foi acionada. No mesmo dia, ela foi devolvida à natureza junto com um macho que ficou pronto para liberação, depois de passar uma temporada no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), da Cprh. A preguiça fêmea estava em boas condições de saúde, apesar do susto.

“Quando cheguei no telhado, ela me fitou com um olhar tão expressivo, que me deu a impressão de estar dizendo, é com esse daí que vou sair”, conta Thiago, que  reconhece não ter sido fácil a operação, ainda mais sem que o animal fosse machucado. Pois quando ela estava pendurada em um fio, prestes a ser resgatada, uma telha caiu e passou raspando no corpo do animal. Mas, felizmente, o bichinho não se machucou.

Ultimamente, as preguiças têm sido vistas com frequência em residências, ruas, até em rodovias federais, se arrastando pelo asfalto. Correndo, portanto, grande perigo.  Elas se alimentam de folhas de árvores como a embaúba e o sambacuim. Embora essas árvores não estejam ameaçadas de extinção, vêm sendo prejudicadas pela ação antrópica: desmatamentos, especulação imobiliária, queimadas. Resultado: sem a fartura de oferta de comida, as preguiças estão procurando as folhas cada vez mais longe. E terminam chegando onde não deveriam: no asfalto, uma área de risco para esses animais, de unhas afiadas (que servem de defesa), porém de gestos muito lentos.

Leia também:
As “trelas” das preguiças
Preguiça cai de árvore e tem bebê
Mais uma preguiça achada na BR 
Preguiça resgatada na BR 232
Preguiça em alta tensão no Cabo
Preguiça resgatada em rodovia
Preguiça salva filhote do incêndio
Preguiça, mãe heroína, perde bebê depois de proteger o filho do fogo
Mais uma preguiça resgatada na rua

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cprh/ Divulgação

Continue lendo

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.