Preguiça cai de árvore e tem bebê

Na foto, parece um novelo de lã desalinhado. Mas é um bebê preguiça, que acaba de nascer no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), onde a mãe está “hospedada”, depois de ter caído de uma árvore no Jardim Petrópolis, bairro da Várzea. Ela foi resgatada por um morador e entregue ao Cetas, onde se encontra sob cuidados médicos para posterior reintrodução à natureza.

O mamífero adulto foi entregue ao Cetas por Samuel Antônio Vidal, morador da Várzea. Ele contou à Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh) – à qual pertence o Cetas – que a fêmea caiu de uma altura de 14 metros, e ficou estatelada no chão. Ao ver o animal, ele a pegou e conduziu para o Cetas, que fica no bairro da Guabiraba. O que ninguém sabia era que a acidentada estava grávida.

Curioso é que apesar do baque, a preguiça resgatada seria devolvida à natureza na quinta-feira, uma vez que apresenta-se em boas condições de saúde. Quando funcionários do Cetas foram pegá-la para fazer o transporte até o local da soltura, em área de mata, surpreenderam-se ao constatar que ela havia ganho um bebê. O filhote e a mãe passam bem e ficarão mais algum tempo no Centro de Triagem da Cprh, antes de seguir a vida em liberdade, em área apropriada para a espécie. Preguiças são frequentes em Pernambuco, e se alimentam de folhas de imbaúba, árvore da Mata Atlântica, cada dia mais escassa em nossas matas, o que põe em risco a sobrevivência da espécie.

Leia também:
As trelas das preguiças
Bênção para bebê preguiça no Dia de São Francisco
Preguiça em alta tensão no Cabo
Preguiça resgatada em rodovia
Preguiça resgatada no Ceará
Preguiça, mãe heroína perde bebê depois de proteger o filho do fogo
Preguiça salva filhote de incêndio

Preguiça resgatada no asfalto
Animais: eles precisam de nós

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife Foto: Cprh/ Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.