Nesses tempos de tantas doenças que apareceram recentemente – Covid-19, Zika e agora a Oropouche – que tal cuidar de sua saúde, de olho nas doenças mais antigas, como HIV, sífilis e hepatite B e C? Nessa sexta (25/7), a partir das 9h tem atendimento na Praça do Derby, onde “ancora” o ônibus do Projeto Prevenção para Tod@s. O atendimento vai até 14h e deve beneficiar cem pessoas.
A mobilização voltada para a testagem dessas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) visa dar acesso da população a testagem e reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce contra essas doenças. A iniciativa também faz alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no próximo dia 28 de julho. E encerra o Julho Amarelo, que é dedicado a esclarecimento e diagnóstico de hepatites virais.

Os resultados dos testes são obtidos em 30 minutos e após a liberação, o paciente recebe um aconselhamento com orientações direcionadas a individualidade de cada usuário atendido. Em caso de algum resultado positivo, este paciente recebe os encaminhamentos necessários para acompanhamento junto à rede de saúde. Rotineiramente, a população pode fazer a testagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e por meio de parcerias com organizações da sociedade civil.
Atualmente há 33 Centros no Estado, sob a responsabilidade das gestões municipais de saúde. Os CTAs também estão localizados nas cidades-sede da Gerência Regional de Saúde (Geres). Sobre hepatites virais, em Pernambuco, em 2023, foram diagnosticados 15 casos para hepatite A, 366 para o tipo B e 304 para o vírus do tipo C. Os três tipos da doença sofreram um leve aumento em relação ao ano anterior: hepatite A (12), B (335) e C (231).
Leia também
Praça do Derby tem hoje testagem gratuita de HIV, sífilis, hepatites e aconselhamento
Cuidado que o mosquito está virado
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:Letícia Lins e SES