Pontes pintadas de branco despertam preocupação. Calma, gente!

Os atentados estéticos são tantos, mas tantos aqui no Recife, que a população já vive de orelha em pé. E olhos bem arregalados. O #OxeRecife recebeu informações de que as pontes do Centro estariam sendo pintadas de branco. Tomei um susto. Mas como tudo na cidade é possível, decidi investigar, checar a informação com quem de direito.

Até porque sei que algumas, como a Duarte Coelho, recebeu adereços luminosos que nada têm a ver com a sua história.  E que outras, como a da Boa Vista, estão às escuras, conforme já aqui noticiamos. E que na gestão passada chegou a ser pilhada. Tem também a Ponte Velha, cujos lampiões haviam sumido. E a Giratória, que não gira mais.  A própria Ponte da Boa Vista já teve muitas cores: preto, vermelho, azul até que chegou às cores atuais, que a deixaram bem mais bonitas. E a Princesa Isabel  andou recebendo novas luminárias, como vocês observam  na foto abaixo.
Ponte Princesa Isabel já recebeu luminárias novas e vai ganhar limpeza e pintura segundo a Emlurb.
Mas recebi fotos de que a Ponte Maurício de Nassau, que é tão bonita,  com a informação de que ela estava sendo “pintada de branco”. Não acreditei, pois suas cores são lindas. Além disso, ela tem muita história. É que sua primeira versão, erguida no século 17, é considerada a primeira  ponte do Brasil e há quem diga que das Américas. A Maurício de Nassau também está associada a um fato que, ainda hoje, mexe com o imaginário popular: o Boi Voador. E suas cores atuais lhe dão um charme bem especial. Felizmente a ponte Maurício de Nassau não será “brancas”, como inicialmente se pensou. A Maurício de Nassau e quatro outras estão apenas passando por uma mini reforma, segundo informa a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). E suas cores serão respeitadas. E têm mais é que ser respeitadas mesmo. 

O Centro do Recife tem oito pontes: Maurício de Nassau, Doze de Setembro (Giratória), Buarque de Macedo, Ponte do Limoeiro, Princesa Isabel,  Duarte Coelho, Boa Vista e Seis de Março (Ponte Velha). Todas precisam de algum tipo de reparo. Segundo a Emlurb, cinco dessas pontes estão passando por limpeza e reforma. Veja a nota da assessoria de imprensa do órgão, a respeito da informação enviada por alguns leitores, segundo a qual as pontes seriam “caiadas” de branco. Não, não serão.

  “O branco é o selador. Estamos limpando, retirando pichação, ajeitando ferragem aparente, recuperando os ornamentos, e depois a pintura delas como são. Vamos trabalhar nas do Limoeiro, Princesa Isabel, Maurício de Nassau, Boa Vista e Velha.  Não vamos mexer por enquanto na Giratória porque  ela tá em licitação para recuperação estrutural”.

Ou seja, cinco pontes do centro vão passar por reformas. E isso é muito bom, pois estavam mesmo precisando. E felizmente, não serão pintadas de branco, como se supunha. Ufa! Pelo menos, passou o susto!
Leia também
Sessão Recife Nostalgia: Ponte Giratória
Ponte Giratória que não gira
Ponte da Boa Vista tem trechos no breu
Ponte da Boa Vista pede socorro
Três pontes em obras. E a da Boa Vista?
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista: Efetuada reposição do material roubado
Ponte que “enterrou” R$ 16 milhões (sem levar a lugar nenhum) é retomada
Ponte Duarte Coelho sofre atentado estético
Vamos salvar o centro do Recife?
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões
Pontes restauradas e Giratória que não gira
Lampiões surrupiados na Ponte Velha
Cadê os lampiões da Ponte Velha? Eram quatro em cada poste, mas sumiram
Rua Velha de cara nova
Pontes passam por restauração 
Pontes ainda vão esperar por reparos
Recife: pontes e “fontes de miséria” 
Recife com Nassau, pontes e jornal 
Ponte restaurada e giratória que não gira 
MeninXs na Rua foram pelo Rio
Colorido degradê na Ponte do Pina
Atenção, Grupo Tortura Nunca mais: sumiu placa em homenagem a Cândido Pinto
Placa em homenagem a vítima da ditadura volta à Ponte da Torre
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Letícia Lins  e do leitor 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.