Tida como a mais típica da paisagem recifense, cheia de história e mantendo a estrutura que lhe dá fama desde o século 19, a Ponte da Boa Vista passou por processo de restauração e está, realmente, muito bonita, depois que ganhou tons em verde, vermelho, ocre e azul. Não conheço uma só pessoa que tenha reclamado da nova “paginação” daquela que é uma das relíquias do centro da cidade. Porém, há um problema. Passar por ali, à noite, é correr um grande risco. Pois a também chamada Ponte de Ferro está um breu. E é provável que a questão da iluminação que poderia dar segurança aos pedestres não seja resolvida com a conclusão da iluminação cenográfica que vem sendo ali implantada. E que, aliás, já deveria ter ficado pronta há um tempão.
O trabalho, orçado em R$ 279.121, 41, vem sendo executado pela Lux Engenharia e Serviços, empresa especializada em iluminação pública, que foi contratada pela Prefeitura para “fornecimento e instalação de luminárias RGB, com tecnologia LED e rede elétrica, para iluminação cênica da Ponte da Boa Vista”, segundo consta no cartaz colocado ao lado da obra. Nele está estampado um prazo de “60 dias” para o encerramento do trabalho (porém estranhamente não informa a data do início). Quem passa por ali diariamente sabe muito bem que esses dois meses já eram, não é? De qualquer forma, o #OxeRecife apurou que aquela prazo realmente já venceu. Porém a Lux garantiu que, em no máximo uma semana, a ponte estará com o destaque que merece. Hoje havia equipes trabalhando no local.

Mas há um problema. “A iluminação é cênica, voltada para dar destaque à ponte, vai valorizar a sua estrutura, é uma iluminação decorativa”, afirma Alan Rocha, Diretor da Lux. Ou seja, é luz de baixo para cima. E não de cima para baixo, o que iluminaria as calçadas laterais. “O nosso serviço se limita à iluminação decorativa e não àquela que garantirá segurança de pedestres”, diz. É possível que a Ponte Boa Vista precise de reforço para a iluminação pública, portanto. Com cinco anos de atuação na área, inclusive com serviços prestados a vários órgãos públicos em Pernambuco, Alan confidenciou o motivo do atraso da implantação dos cerca de 100 refletores que deixarão a Ponte Boa Vista mais festiva: o vandalismo, do qual a ponte inclusive já foi vítima em 2019, quando lhe roubaram tubos de latão e ferro fundido.
“Realmente houve um atraso no cronograma, pois tivemos que mudar o projeto original diante da possibilidade de furtos dos refletores”. Antes mesmo da obra ser concluída, os marginais já haviam tentado levar eletrodutos galvanizados e cabos. O temor da empresa era que o mesmo ocorresse com os refletores. “ Tivemos, então de fabricar cerca de cem gaiolas de ferro para dificultar os roubos”, disse. Adiantou, no entanto, que os equipamentos de “segurança” são discretos e que não descaracterizarão a Ponte da Boa Vista, como – aliás – é comum acontecer no Recife quando o assunto é iluminação pública. Vamos aguardar para ver o resultado final. E torcer para que a Prefeitura pense, também, no pedestre já que as laterais da Ponte parece que vão permanecer às escuras.

Vamos aguardar para ver o resultado final. Infelizmente algumas icônicas pontes do Recife estão com iluminação à base de monstrengos de LED que só fazem poluição visual na paisagem do centro e de alguns bairros do Recife. É o que acontece com a Ponte Duarte Coelho, por exemplo. Além disso, faixas de cais – como no Cais do Imperador, da Rua da Aurora, da Rua do Sol e da Jaqueira – ganharam novos equipamentos elétricos à base de LED. O problema é que estas viraram alvo de bandidos e muitos já sumiram do mapa. É só dar uma passadinha pela Rua da Aurora e Rua do Sol, para se ver de perto a bagaceira. É poste “degolado” que não acaba mais. A julgar pelo número de lampiões que já foram roubados, os órgãos oficiais não tomaram nenhuma medida de prevenção contra a ação de vândalos, como a que a Lux vem providenciando para evitar que os refletores da Ponte da Boa Vista sejam surrupiados. Resta saber qual será o efeito estético das “gaiolas” nas quais serão colocados os refletores.
Nos links abaixo, você confere outros problemas sobre nossas pontes e a iluminação pública que vem descaracterizando a cidade.
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Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi e Letícia Lins
Bom dia! Segue para conhecimento o escopo do projeto da Ponte da Boa Vista.
A Ponte da Boa Vista, conhecida como Ponte de Ferro, está sobre o Rio de Capibaribe, ligando a Rua Nova, no Bairro de Santo Antônio, à Rua Imperatriz Tereza Cristina, no Bairro da Boa Vista. Destacam-se, em sua arquitetura, as quatro pilastras metálicas, duas em cada extremidade, todas com o brasão imperial no alto e, em todas elas, há datas e dísticos em relevo, que são uma síntese da história de Pernambuco e do Brasil. A obra será realizada contemplando a remodelação dos pontos de iluminação pública, sendo instalados novos
projetores RGB com tecnologia LED e rede elétrica embutida, bem como iluminação de destaque a fim de realçar a beleza arquitetônica da Ponte.
A ação também acarretará numa melhoria significativa dos índices de iluminância e uniformidade na via principal e passeios, melhorando a trafegabilidade no local, bem como a segurança dos transeuntes.
Serão utilizados:
100 projetores destinados para pedestre e via de rolagem;
050 projetores RGB para iluminação cênica.
Em relação aos cais da Cidade a PCR, através da EMLURB, está repondo postes e luminárias que foram alvos de vândalos.
Obrigada, Danilo. As informações haviam sido repassadas pela empresa responsável pela iluminação, segundo a qual “será cênica” e não “de segurança”. De qualquer forma, fica o esclarecimento.