Ponte da Boa Vista ganha iluminação cênica mas pedestre fica no escuro

Tida como a mais típica da paisagem recifense, cheia de história e mantendo a estrutura que lhe dá fama desde o século 19, a Ponte da Boa Vista passou por processo de restauração e está, realmente, muito bonita, depois que ganhou tons em verde, vermelho, ocre e azul.  Não conheço uma só pessoa que tenha reclamado da nova “paginação” daquela que é uma das relíquias do centro da cidade. Porém, há um problema. Passar por ali, à noite, é correr um grande risco. Pois a também chamada Ponte de Ferro está um breu. E é provável que a questão da iluminação que poderia dar segurança aos pedestres não seja resolvida com a conclusão da iluminação cenográfica que vem sendo ali implantada. E que, aliás, já deveria ter ficado pronta há um tempão.

O trabalho, orçado em R$ 279.121, 41, vem sendo executado pela  Lux Engenharia e Serviços, empresa especializada em iluminação pública, que foi contratada pela Prefeitura para “fornecimento e instalação de luminárias RGB, com tecnologia LED e rede elétrica, para iluminação cênica da Ponte da Boa Vista”, segundo consta no cartaz colocado ao lado da obra. Nele está estampado um prazo de “60 dias” para o encerramento do trabalho (porém estranhamente não informa a data do início).   Quem passa por ali diariamente sabe muito bem que esses dois meses já eram, não é? De qualquer forma, o #OxeRecife apurou que aquela prazo realmente já venceu. Porém a Lux garantiu que, em no máximo uma semana, a ponte estará com o destaque que merece. Hoje havia equipes trabalhando no local.

Cheia de história e recebendo nova iluminação, a Ponte da Boa Vista ficou muito bonita depois de restaurada.

Mas há um problema. “A iluminação é cênica, voltada para dar destaque à ponte, vai valorizar a sua estrutura, é uma iluminação decorativa”, afirma Alan Rocha, Diretor da Lux.  Ou seja, é luz de baixo para cima. E não de cima para baixo, o que iluminaria as calçadas laterais. “O nosso serviço se limita à iluminação decorativa e não àquela que garantirá segurança de pedestres”, diz. É possível que a Ponte Boa Vista precise de reforço para a iluminação pública, portanto. Com cinco anos de atuação na área, inclusive com serviços prestados a vários órgãos públicos em Pernambuco, Alan confidenciou o motivo do atraso da implantação dos cerca de 100 refletores que deixarão a Ponte Boa Vista mais festiva: o vandalismo, do qual a ponte inclusive já foi vítima em 2019, quando lhe roubaram tubos de latão e ferro fundido.

“Realmente houve um atraso no cronograma, pois tivemos que mudar o projeto original diante da possibilidade de furtos dos refletores”. Antes mesmo da obra ser concluída, os marginais já haviam tentado levar eletrodutos galvanizados e cabos. O temor da empresa era que o mesmo ocorresse com os refletores. “ Tivemos, então de fabricar cerca de cem gaiolas de ferro para dificultar os roubos”, disse. Adiantou, no entanto, que os equipamentos de “segurança” são discretos e que não descaracterizarão a Ponte da Boa Vista, como – aliás – é comum acontecer no Recife quando o assunto é iluminação pública. Vamos aguardar para ver o resultado final. E torcer para que a Prefeitura pense, também, no pedestre já que as laterais da Ponte parece que vão permanecer às escuras.

Conclusão do trabalho de iluminação cenográfica pode não contribuir para segurança do pedestre que anda pelo breu.

Vamos aguardar para ver o resultado final. Infelizmente algumas icônicas pontes do Recife estão com iluminação à base de monstrengos de LED que só fazem poluição visual na paisagem do centro e de alguns bairros do Recife. É o que acontece com a Ponte Duarte Coelho, por exemplo. Além disso, faixas de cais – como no Cais do Imperador, da Rua da Aurora, da Rua do Sol e da Jaqueira – ganharam novos equipamentos elétricos à base de LED. O problema é que estas  viraram alvo de bandidos e muitos já sumiram do mapa. É só dar uma passadinha pela Rua da Aurora e Rua do Sol, para se ver de perto a bagaceira. É poste “degolado” que não acaba mais. A julgar pelo número de lampiões que já foram roubados, os órgãos oficiais não tomaram nenhuma medida de prevenção contra a ação de vândalos, como a que a Lux vem providenciando para evitar que os refletores da Ponte da Boa Vista sejam surrupiados. Resta saber qual será o efeito estético das “gaiolas” nas quais serão colocados os refletores.

Nos links abaixo, você confere outros problemas sobre nossas pontes e a iluminação pública que vem descaracterizando a cidade.

Leia também
Ponte da Boa Vista interditada. Choque?
Ponte da Boa Vista tem trechos no breu
Três pontes em obras. E a da da Boa Vista?
Ponte da Boa Vista pede socorro
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Ponte Velha: caso do sumiço das luminárias já está na Ouvidoria
Pilhagem mal explicada na Ponte Velha
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Novas luminárias viraram alvo de marginais. Estão sumindo do centro
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Decadência no Cais do Imperador
Comunidade que a volta do Caranguejo da Aurora
Cais José Estelita e as luminárias que restam. Será que esta paisagem vai mudar?
Ilumina Recife  sacrifica luminárias tradicionais e descaracterizam cidade
Linda à noite, Ponte Duarte Coelho sofre atentado estético durante o dia
Novas luminárias de LED no Recife. Por que descaracterizar nossas praças?
Praça José Vilela não é mais assim. Sofreu um atentado estético
O Recife está ficando sem elas
De olho nas luminárias da Bom Jesus
Apipucos: Adeus às antigas luminárias
Vamos salvar o centro do Recife?
Atentado estético no Cais da Jaqueira
Atentado estético no Primeiro Jardim, em Boa Viagem
Luz de LED é tudo?
As últimas que resistiam
Campinhos de Várzea iluminados
Fonte luminosa na Praça do Arsenal
João Campos, se eu fosse você…
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror, Pátio de São Pedro
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Decadência no Cais do Imperador
Placa em homenagem a vítima da ditadura volta à Ponte da Torre: “herói”
Pronto projeto de recuperação do Parque das Esculturas  no Marco Zero
Depois de pilhado à exaustão Parque das Esculturas será restaurado
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?
Sessão Recife Nostalgia: “Como era lindo o bairro da Boa Vista”
Sessão Recife Nostalgia: a Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia  Teté

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi e Letícia Lins

2 comments

  1. Bom dia! Segue para conhecimento o escopo do projeto da Ponte da Boa Vista.

    A Ponte da Boa Vista, conhecida como Ponte de Ferro, está sobre o Rio de Capibaribe, ligando a Rua Nova, no Bairro de Santo Antônio, à Rua Imperatriz Tereza Cristina, no Bairro da Boa Vista. Destacam-se, em sua arquitetura, as quatro pilastras metálicas, duas em cada extremidade, todas com o brasão imperial no alto e, em todas elas, há datas e dísticos em relevo, que são uma síntese da história de Pernambuco e do Brasil. A obra será realizada contemplando a remodelação dos pontos de iluminação pública, sendo instalados novos
    projetores RGB com tecnologia LED e rede elétrica embutida, bem como iluminação de destaque a fim de realçar a beleza arquitetônica da Ponte.

    A ação também acarretará numa melhoria significativa dos índices de iluminância e uniformidade na via principal e passeios, melhorando a trafegabilidade no local, bem como a segurança dos transeuntes.

    Serão utilizados:
    100 projetores destinados para pedestre e via de rolagem;
    050 projetores RGB para iluminação cênica.

    Em relação aos cais da Cidade a PCR, através da EMLURB, está repondo postes e luminárias que foram alvos de vândalos.

    1. Obrigada, Danilo. As informações haviam sido repassadas pela empresa responsável pela iluminação, segundo a qual “será cênica” e não “de segurança”. De qualquer forma, fica o esclarecimento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.