Meu Deus, o que será do nosso País? Em quem mais se pode confiar? Hoje estava no supermercado, quando um idoso, como braço engessado, falava alto. “Todo mundo está dizendo que vai embora do Brasil. Eu não vou não. Sou velho, aposentado, ganho pouco e estou com braço quebrado. Mas vou ficar. Sair daqui, agora, é covardia. A gente tem que ficar, lutar contra a roubalheira”. Depois, desabafou: “Quando alguém fala mal do Brasil, eu digo que a culpa é da gente mesmo, que vota em político que não presta”.
Pode até ser. Mas, hoje, a gente se pergunta: e quem presta? Lula, quando era candidato, dizia que era “o único que não tem o direito de errar”. Invocava o seu passado, a infância pobre, a realidade histórica de um proletário chegar à presidência. Está certo: o país melhorou, os pobres ganharam um pouco de status, e quem anda pelos grotões, como eu andei, percebia a diferença. Mas e agora: ele e sua “entourrage” todinha, envolvida até o pescoço. Dona Dilma, ex guerrilheira, não segurou o tranco, diante do oceano de acusações. Temer, que fez tudo para tomar o lugar de Dilma, arauto da moralidade, especialista em leis, está aí. Atolado na lama, também, até o gogó.

E Aécio, o tucano? Quase era eleito criticando a corrupção do governo do PT. Que tinha o que acusar, tinha. E o país todo sabe disso. Mas e ele? Revelou-se um verdadeiro crápula, até mesmo traindo a confiança de parentes, que o acusam de não ter caráter. Será que só descobriram agora? São todos santos e ingênuos. Temer disse em entrevista à Folha, que recebeu o empresário bandido por “ingenuidade”. E o tucano se disse “enganado” pelo mesmo personagem que causou um prejuízo bilionário à Caixa Econômica e ao Bndes, de cerca de R$ 3 bilhões. E continuam todos soltos? Como pode? Será que não tem cadeia para eles? Sinceramente, a gente também indaga, onde o país vai parar. Difícil prever. Nas ruas do Recife, pichações mostram o que o povo pensa, hoje, dos políticos, do governo. Culpa deles. É como diz o ditado: a gente só colhe o que plantou.
Pois agora – retrato do Brasil – até os atletas que participaram da Olimpíada Rio 2016 estão se queixando. Adivinhem de quê… As medalhas distribuídas aos vitoriosos começaram a descascar. E a queixa vem de brasileiros e estrangeiros. Parece que o material utilizado foi adulterado. As medalhas, como todo mundo sabe, foram confeccionadas na Casa da Moeda. Ou seja, um local que deveria ser acima de qualquer suspeita. Não entendo muito disso não. Mas será que até lá, se pagou gato por lebre? Agora, a instituição está se oferecendo para consertar. Consertar?…..
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife