Neste domingo, Pernambuco registrou mais 1.021 novos casos da Covid-19, o que eleva para 105.134 o número de pessoas que foram infectadas desde o início da pandemia no Estado. Mesmo assim, a partir da segunda-feira (10/8), o Plano de Convivência com a Covid-19 avança mais um passo na flexibilização: shopping centers vão ampliar o horário de funcionamento. Poderão ficar abertos até as 22h no Recife e nos demais municípios da Região Metropolitana. A Zona da Mata Norte e Zona Mata Sul também podem seguir a mesma norma.
A Capital está em situação mais ou menos confortável, tanto que o Samu registra queda de chamados devido à Covid-19 há 90 dias. Mesmo assim não se deve descuidar. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde do Recife vem rodando a cidade com estações itinerantes (foto), para conscientizar a população a respeito das formas de se prevenir do coronavírus, com distribuição de folhetos e máscaras. Populações de risco vêm sendo visitadas no porta a porta. A partir de amanhã, o Recife e toda a Região Metropolitana, além da Zona da Mata entram na sétima das onze etapas previstas no Plano de Flexibilização.
O Agreste está um passo atrás, no sexto. No Sertão, há municípios na sexta etapa (como Arcoverde e Serra Talhada), outros avançam para a quinta (como Petrolina e Salgueiro), mas no Sertão do Araripe há outros em regime mais rigoroso, lockdown mesmo (como Araripina e Ouricuri), porque a doença está em alta naquela região. No estado como um todo, não é pequena a média que vem sendo registrada diariamente, quase sempre mais de mil. No Recife, as estações itinerantes anti Covid-19 visitam vários bairros nesta semana, inclusive o de São José (Praça Sérgio Loreto), Engenho do Meio (Praça Arnaldo Assunção) e Nova Descoberta (terminal de ônibus,Guabiraba).
Dos 1.021 casos deste domingo, 972 (95,2%) dos novos casos são leves. Dos 105.134 que tiveram a doença, de 82.665 pacientes estão recuperados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o que significa 78,6% do total de infectados pela Covid-19 no Estado. Destes, 13.484 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 183 municípios pernambucanos. Foram confirmados 21 óbitos Com isso, o Estado totaliza 6.941 vidas perdidas pela doença. Os pacientes tinham idades entre 31 e 89. Dos 21, 14 tinham alguma comorbidades, como diabetes, doenças renais, Alzheimer, problemas hepáticos.
Leia também:
Pernambuco ultrapassa 100.000 casos da Covid
Recife tem 80 dias de queda da Covid
Máscaras podem virar caso de polícia
Com 93.373 infectados, Pernambuco flexibiliza no Agreste
PE tem 91.523 infectados e 72 por cento dos pacientes do Recife são de fora
Gabinete de enfrentamento à Covid mantém flexibilização
Suspeita na compra de respiradores
Nova normalidade com muita inspeção
Serviço de Samu desacelera
PE: Nova normalidade
Os divertidos ursos da pandemia
Pandemia: infectados são 78.509 em Pernambuco
Covid-19 em queda no Recife
Banho de mar e quiosques liberados em Boa Viagem
Infectados passam de 70.000 em Pernambuco
Pandemia: a volta dos restaurantes, academias e partidas de futebol
Casos graves da Covid-19 estão em 180 municípios de Pernambuco
Covid-19 em queda: Recife desativa 300 leitos
Infectados são 65.129
Covid-19 já infectou mais de 62 mil em Pernambuco
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros /Divulgação / PCR