Depois do vexame do ano passado, quando o Galo Gigante da Ponte Duarte Coelho virou alvo de protestos dos foliões – foi chamado de “galeto” e passou a ser classificado como “o mais feio do mundo” – a Prefeitura promete mais exuberância para a “majestade” do carnaval recifense, em 2018. A alegoria, em fase de acabamento, será recoberta com penas de PVC com extensões de até quatro metros. E precisou até de engenheiro calculista.
Provavelmente as “penas” do Galo serão as “maiores do mundo”. A alegoria tem 25 metros de altura (o equivalente a um prédio de oito andares), pesando 3,5 toneladas. Para colocar a majestade da folia sobre a ponte, equipe de 40 pessoas está trabalhando desde a primeira semana de janeiro. Além de artesãos e profissionais da área de design e cenografia, a elaboração do projeto envolve arquiteto, engenheiro calculista/ estrutural, técnico de segurança e serralheiro, entre outros.
Informa a Prefeitura que a montagem da estrutura é devidamente autorizada mediante licenças de organismos como Crea, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Emlurb. Quem assina a criação da alegoria é o designer Walther Holmes, cenógrafo, figurinista, e diretor de arte, há 25 anos atuando no mercado.
Mas a execução ficou a cargo de Edson Lira, especialista em elementos decorativos tridimensionais de grande porte. Para colocar a majestade da folia sobre a ponte, uma equipe de 40 pessoas está trabalhando na alegoria desde a primeira semana de janeiro. Além de artesãos, de profissionais da área de design e cenografia, a elaboração do projeto envolve
Leia também:
O Galo mais “feio do mundo” virou galeto
Frevo,samba, forró e passado no “Galo”
Spok anima Quinta do Galo
O Galo e suas alegorias
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Bruno Campos/Divulgação/PCR