Natural da cidade de Paulista-PE (Região Metropolitana do Recife) , Sandro Varelo, 42, sofreu um assalto em 2009 e, mesmo sem expressar reação, levou um tiro na coluna, que o deixou paraplégico. No mesmo ano, ele conheceu outro cadeirante que o aconselhou a praticar o atletismo. Bendito conselho. É que Sandro acaba de ser reconhecido como o Melhor Paratleta Masculino de 2023 no prêmio “Pernambuco Campeão”. O paratleta é o atual terceiro colocado no ranking mundial de arremesso de peso.
Promovida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), a premiação é uma maneira de celebrar e reconhecer atletas, paratletas e treinadores que foram destaques no esporte pernambucano. Sandro é uma das revelações da Associação Petrolinense de Atletismo (APA Petrolina), entidade que coleciona premiações no Brasil e no exterior, conforme vocês podem confirmar nos links abaixo, no “Leia também”. Já a APA Petrolina fica na cidade sertaneja, localizada às margens do Rio São Francisco.
“Receber esse prêmio e ser visto como melhor paratleta de todo estado de Pernambuco é um privilégio muito grande. Meus agradecimentos ao meu clube APA Petrolina, a minha família, treinadores e todos que estão junto comigo. Para mim é um momento único”, afirma Sandro. Em novembro, Sandro disputou o Parapan-Americano no Chile, somando sua segunda participação nos jogos. Na competição, ele conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso e o bicampeonato da prova do lançamento de dardo da classe F55, com direito a quebra do recorde dos jogos com a marca de 32,19m. O paratleta também é o atual 3º colocado no ranking mundial de arremesso de peso.
Os candidatos ao prêmio foram escolhidos por convites da SEE, federações e entidades esportivas de Pernambuco. O Conselho Estadual de Esporte e Lazer, com a ajuda da imprensa esportiva e especialistas, avaliou os currículos e selecionou os premiados. Com um bonito trabalho na área de esportes e internacionalmente reconhecida pela inclusão e exemplos de superação de deficientes físicos, a APA é patrocinada pela Bayer Brasil (master) e pela Prefeitura de Petrolina, Prefeitura de Petrolina, Ara Agrícola, River Shopping e Vale do Ave.
Leia também
Sertanejos de Petrolina arrebataram 45 medalhas em campeonato brasileiro de atletismo
Sertanejos da Região do São Francisco participam de competição de atletismo em Fortaleza
Inclusão e superação: APA Petrolina arrebata 18 medalhas
Samira Brito, paraatleta do Sertão com paralisa cerebral ganha mais uma corrida
Flor do Sertão, Samira Brito vai disputar no Marrocos. Paratleta foi convocada
Sertanejos fazem bonito em meeeting paralímpico e voltam para casa com 69 medalhas
Velho Chico atrai adeptos do Windsurf
Ana Augusta, a boa Mãe Malvada
Ponto de apoio para ciclistas
Sertão: Triathlon Mãe Malvada revela a primeira triatleta brasileira com Síndrome de Down
Começa em Petrolina a 31ª edição do Rally Sertões
Sertão: Triathlon Mãe Malvada revela primeira triatleta brasileira com síndrome de Down
Paratletismo: Sertanejos de Petrolina arrebatam 45 medalhas em campeonato brasileiro de atletismo
APA Petrolina bate recorde nacional e volta para casa com 54 medalhas
Sertanejos fazem bonito em meeeting paralímpico e voltam para casa com 69 medalhas
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: APA Petrolina / Divulgação