PE: limpeza de óleo não pode acabar

Ave Maria. As manchas de óleo que atingiram o Nordeste no ano passado – naquele que foi considerado o maior desastre ambiental do Litoral da região –  não sumiram por completo.  Infelizmente. Ainda há fragmentos do petróleo derramado em rochas e recifes de corais na praia de Itapuama, no município de Cabo de Santo Agostinho. Também restam resíduos no mar.

A constatação é do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, após vistoria realizada no Litoral Sul, juntamente com assessores e autoridades do município. Itapuama foi uma das praias mais atingidas em pelo desastre ambiental no Estado, onde 48 outras, oito estuários e treze municípios municípios foram prejudicados. O Cabo fica a 41 quilômetros do Recife.

Secretário José Bertotti e Superintendente de Bio Diversidade da Semas,Maurício Guerra, monitoram o óleol.

Devido ao problema, Bertotti vai solicitar a continuação de limpeza. “É necessário um trabalho de remoção minucioso, a ser realizado por uma equipe técnica especializada, cujo serviço deve ser contratado, de acordo com Plano Nacional de Contingência  para Incidentes de Poluição por Óleo  (PNC ) pelo poluidor, ou pelo Governo Federal, na ausência de identificação do responsável pelo crime ambiental”, afirma. Isso, pelo menos, é o que estabelece a legislação.

Em janeiro, três outras áreas foram dadas como concluídas no processo de limpeza: Cupe (Ipojuca), no Litoral Sul; e Atapuz (Goiana) e Janga (Paulista), no Litoral Norte. “Todas elas foram consideradas pontos de término, de acordo com o documento Orientações Técnicas: Vistoria de acompanhamento e limpeza do litoral, do Ibama”, informa a Semas. Um lembrete: Mesmo havendo pontos considerados limpos na maioria das praias de Pernambuco, de acordo com o PNC, a população tem um canal direto com a Marinha do Brasil, através do número 185, para informar sobre novas ocorrências de manchas de óleo na praia, além do aparecimento de fauna oleada. Portanto, todo mundo de olho!

Leia também:
Agreste contra o óleo: o Mar nos une
Óleo em 20 praias e sete rios
Cabo recebe voluntariado no sábado
Óleo: cresce a rede de solidariedade
Desastre ambiental: viva os voluntários
Boa Viagem com piche. Que horror
Boa Viagem: #Sechegaragentelimpa
Pernambuco: 70 toneladas de óleo
Pescado liberado para consumo
COP 25: Crime ambiental deixa 11 mil pescadores com fome

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Lu Rocha / Divulgação/ Semas PE

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.