PE: Covid-19 em “desaceleração” oficial, mas com tendência de crescimento

Compartilhe nas redes sociais…

Pernambuco atingiu hoje a marca oficial de 162.402 pessoas infectadas pelo coronavírus, 662 das quais nas últimas 24 horas. Também foram confirmadas dez mortes provocadas pela infecção, elevando-se para 8.669 o número de vidas perdidas no Estado para a pandemia. Ontem  à tarde, associações de cientistas e médicos divulgaram documento alertando as autoridades e os políticos para o crescimento de casos da Covid-19 no Recife e interior, principalmente por conta de eventos políticos nas ruas. À noite, o TRE proibiu eventos eleitorais de rua que resultem em aglomerações, que vinham tornando comuns na campanha eleitoral.

Mas de acordo com o epidemiologista e ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, o Estado continua em fase de desaceleração da doença. Ele destaca que os principais indicadores mostram uma redução e que pequenas oscilações em algumas semanas são esperadas. Segundo Oliveira, na semana epidemiológica 30, em meados de julho, Pernambuco apresentava 83 casos por 100 mil habitantes. Atualmente, o número está em 13 por 100 mil. Isso significa uma redução de 83%. Em relação aos casos graves, o epidemiologista informa que a queda foi de 93% e nos óbitos, 95%, na comparação do mesmo período.

“Temos vários parâmetros que devem ser levados em consideração. A ocupação dos leitos, obviamente, é uma fonte de informação, mas também a positividade dos testes. Então, tem que fazer uma avaliação um pouco mais precisa. Até o momento, não me parece que há nenhuma alteração no padrão epidemiológico”, afirma Wanderson Oliveira. Mesmo assim, o especialista mostra preocupação porque as pessoas estão relaxando nas medidas de prevenção. “O fato de termos uma redução no número de casos não significa que a gente possa deixar de usar máscara, evitar de fazer aglomerações. Temos que manter todos os procedimentos e os cuidados que a gente vinha tomando desde o início da pandemia”, ratifica.

Sobre uma segunda onda da Covid-19 no mundo, Oliveira ressalta que, habitualmente, o aumento de casos de infecções respiratórias na Europa é esperado para este período, com o clima mais frio e com as pessoas ficando mais próximas. “Inclusive, historicamente em Pernambuco, daqui á três semanas deve ter, possivelmente, um novo aumento. Tem características locais que apresentam esse padrão”, diz, mas ratificando que esse possível aumento, de acordo com os dados de anos anteriores, está ligado às infecções respiratórias por diversos agentes.

“Os relatos, nos últimos dias, de aumento de casos respiratórios leves, motivado por diversas doenças, nas emergências dos hospitais privados, foram provocados, muito provavelmente, por causa das aglomerações e falta de cuidado no feriadão de 12 de outubro. Por isso, este processo de retomada a uma normalidade possível não pode fazer com que as pessoas baixem a guarda: a falsa sensação de que tudo está normal não pode nos trazer o sentimento de que a pandemia acabou. Pelo contrário, para não perder o que conquistamos, precisamos da consciência de todos”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. Então, nesse caso, o TRE está certo. Gente aos montes, na rua, nem pensar….

Leia também:
TRE: Aglomerações políticas podem virar caso de polícia
Cientistas e médicos: Vidas são mais importantes do que cargos políticos
Infectados chegam a 161.161 em PE
Covid volta a crescer
Recife volta a liderar óbitos de covid-19
A dança dos números na pandemia
Covid “cai” mas não dá para relaxar
Cientistas contestam Bolsonaro
Covid -19: Parece que abriu a porteira
Campanha política ignora pandemia
Procissões e carnavais eleitorais esquecem pandemia
Vírus da Zika também pode ser transmitido por via  sexual
Liana Ventura: reconhecimento internacional
Pandemia: Festa da Padroeira sem direito a igreja cheia nem procissão
Pandemia: Festa da Padroeira não terá procissão pela primeira vez em 324 anos
Pandemia: Igreja em quarentena e sem Festa da Pitomba

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / SES-PE

Continue lendo

Operação contra fraude eleitoral na Região Agreste de Pernambuco

Empolgado, João Campos (PSB) corre risco ao “surfar” em carreata

Prefeito de Sertânia sofre atentado no interior de PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.