Pátio tem “Delícias da Comunidade”

Compartilhe nas redes sociais…

Comida boa com preço melhor ainda, bem popular. Começa às 18h de hoje, no Pátio de São Pedro, o Festival Delícias da Comunidade. O evento deve se prolongar até as 22h. Mas tem horário gigante na sexta (30) e no sábado (31), quando funcionará entre 12h e 22h. Nos três dias, presença do agitador cultural Roger de Renor, com o seu Som da Rural. Também se apresenta a cantora Isaar, na noite dessa quinta (29). Além da obrigatória trilha musical, Roger vai comandar debates e diálogos envolvendo a temática cultural. “Nesta edição, a proposta principal é inovar e encantar o público, a começar pelo local escolhido para ser cenário do evento: o Pátio de São Pedro”, informa a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.

Doze operações gastronômicas participam da festa de comidinhas e bebidas, daquelas de dar água na boca: Buraco do Sargento, São Pedro, Banguê, Acauã e O Buraquinho, que já funcionam no Pátio de São Pedro. Outras cinco são das mais variadas comunidades recifenses: como o Espetinho da Ceça (Bomba do Hemetério), o Bar da Geralda (Morro da Conceição), Bar do Cabo e Caldinho do Mago (ambos de Brasília Teimosa. Ainda tem o Bistrô Negralinda (da Ilha de Deus). Há representantes de Olinda: Pra Quem Gosta e Tapioqueiras do Alto da Sé. Os restaurantes do Pátio irão operar em seus próprios estabelecimentos, segundo informa a Seturel.

Já  os convidados ocupam imóveis disponibilizados pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), garantindo conforto e qualidade para todos os participantes. Nas redes sociais já é possível conhecer alguns dos pratos oferecidos, acessando a conta no Instagram @Deliciasdacomunidade (https://www.instagram.com/deliciasdacomunidade/).  A quarta edição do Festival Delícias da Comunidade será uma prévia para a ativação do projeto Pátio Criativo. O projeto, que está sendo desenvolvido pela Seturel, tem como objetivo provocar e envolver a sociedade para esse momento de retomada do Pátio de São Pedro. E isso é preciso mesmo.

Pois o Pátio é um lugar belíssimos e subutilizado, ao contrário do que ocorre com locais históricos em outras capitais brasileiras, como é o caso do Pelourinho, em Salvador, que vive cheio de gente de manhã, de tarde e de noite, em eterna efervescência. O Pátio de São Pedro teve seus tempos áureos entre as década de 70 do século passado, quando as noites ali eram uma festa. Tinha até animadas rodas de ciranda.  Depois, as atrações foram sumindo, muitas lojas e restaurantes fecharam, e o local viveu em crise. Aliás, ainda vive.  O Pátio de São Pedro é o primeiro conjunto arquitetônico de Pernambuco a ser declarado monumento nacional. Além do seu antigo casario, destaca-se a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, monumento barroco, datado do século 18. Tomara que a iniciativa dê certo, e contribua para irrigar o turismo e a economia daquele local, tão bonito. Esta ação está sendo desenvolvida em parceria com a Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR). A co-realização do Festival conta com a participação do Sebrae através do Investe Turismo e da Prefeitura de Olinda.

Leia também:
Manguebeat no Pátio de São Pedro
Olha! Recife: São Pedro, Santo Antônio e São João
Olha! Recife: Espaço Ciências, Pátios e Porto Digital
Vivaldi e as Quatro Estações no Pátio
Concerto movimenta o Pátio de São Pedro
Ogum, coco, griô e maracatu no Pátio
Festa do Fogo no Pátio de São Pedro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inaldo Lins/ Divulgação/ PCR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.