Pastoril e frevo na Queima da Lapinha

Compartilhe nas redes sociais…

Foram tímidos, os festejos natalinos no Centro do Recife, em 2017. Pouca iluminação, rápidas apresentações no Cais da Alfândega, em frente ao Paço, e Sítio Trindade às escuras, ao contrário do que ocorria no passado. Houve, é verdade, o imperdível Baile do Menino Deus e o brilho de fogos na orla da Zona Sul.  Este, espetáculo para turista ver.

Em todo caso, a festa prevista para o Dia de Reis pode compensar, com a tradicional Queima da Lapinha. O evento ocorre agora, às 18h, no Pátio de São Pedro. E conta com doze pastoris, que serão acompanhados por Mendes e sua Orquestra, além do grupo de Cavalo Marinho Boi Coroado.  Os grupos estão se concentrando no Pátio do Carmo. Às 18h30 seguem acompanhados da orquestra, cantando as jornadas até o Pátio de São Pedro e conduzindo a lapinha com a imagem do Menino Jesus.

De olho no carnaval, as pastorinhas viram passistas de frevo, depois da queima da Lapinha: do Natal ao carnaval.

Participam do cortejo os pastoris: Aurora Boreal, Idosos Estrela Dalva, Estrela Brilhante, Estrela do Mar, Estrela Guia do Recife, Giselly Andrade, Infanto Juvenil UR-3Ibura, Lindas Ciganas, Menino Jesus da Vovó Bibia, Sonho de Um Adolescente, Tia Marisa e Tia Nininha 3º Idade. Conhecido como o dia em que os três reis magos levaram presentes para Jesus Cristo, antes da solenidade da queima da lapinha, que é feita de folhagens secas e incensos, a imagem do Menino Jesus é retirada para ser entregue de presente a um homenageado.

“Em seguida, a lapinha é queimada, enquanto o público joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam realizados. Terminada a cerimônia, será o momento de celebrar o ano entrando no clima carnavalesco. As pastorinhas são transformadas em passistas e todos saudarão o Carnaval 2018 com muito frevo”, informa a Secretaria de Cultura do Recife.  Queima da Lapinha é uma manifestação religiosa, que surgiu no século 19.

Leia também:

Reveillon tem 15 toneladas de fogos
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Nordeste na veia e na verve
Cantata e frevo de bloco na Várzea
Gato e rato no Paço Alfândega

Serviço
Queima da Lapinha
Quando: sábado, dia 6 de janeiro
Horário: concentração às 18h, no Pátio do Carmo, centro do Recife.
Local: Pátio de São Pedro, bairro de São José

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andrea Rego Barros/Divulgação/PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.