Como vocês sabem, o #OxeRecife tem duas campanhas, de caráter permanente, em defesa do patrimônio verde da cidade que, a cada dia, sofre podas radicais, arboricídios, erradicações sem que a devida reposição seja realizada. E cada árvore suprimida é como cada animal silvestre surrupiado da floresta: faz falta. As duas campanhas são feitas através das séries de reportagens #paremdederrubarárvores e #recifemergênciaclimática.
Na primeira, nós fazemos a fotografia, data do registro e endereço para mostrar as vítimas de degolas, que não possuem voz para se defender dos ataques da motosserra insana. Então, falemos por elas. Já a segunda se reporta ao registro fotográfico com endereço das vias recifenses totalmente desprovidas de verde. E são centenas, assim como muitas são as ilhas de calor do “Hellcife“, não é? Veja o que diz a prefeitura, sobre a arborização da cidade. Em uma outra postagem, o #OxeRecife colocará a sua posição sobre a nossa realidade que, no nosso entender, não é grave. É gravíssima.
Eis a nota oficial enviada pela PCR ao #OxeRecife:
“A Prefeitura do Recife mantém uma preocupação constante com as áreas verdes da cidade e sua arborização. A supressão de indivíduos arbóreos só é realizada em casos excepcionais, quando o vegetal está doente e apresentando risco para as pessoas. A gestão municipal tem desenvolvido um trabalho integrado e coordenado para promover um avanço sustentável no campo ambiental e urbanístico, com a implementação de políticas públicas focadas na preservação, ampliação e gestão de suas áreas verdes. Para reforçar a arborização urbana, desde 2021, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) plantou 8.211 árvores em 30 bairros da cidade.
Outro exemplo é o “Programa Via Jardim”, que, desde 2022, já plantou 1.500 mudas de diversas espécies em 15 avenidas, criando grandes corredores verdes na cidade. Uma terceira iniciativa importante é o projeto “Viva o Mangue”, que promove a recuperação dos manguezais no Recife por meio de ações de reflorestamento, especialmente nas áreas anteriormente ocupadas por viveiros de camarão. Em paralelo, a cidade vem ganhando importantes espaços urbanos com destaque para o paisagismo e atividades integradas a céu livre como os parques das Graças, Tamarineira e Jardim do Poço, além do parque Linear da Rua da Aurora. Ainda estão em construção o Parque Eduardo Campos e o Projeto Orla, na Zona Sul. Apenas à beira-mar, em até seis anos, a Prefeitura do Recife pretende plantar mais 730 árvores ao longo de toda extensão da orla de Boa Viagem. Somando com as 582 já existentes, serão 1.320 árvores no total – um incremento de 126% de área verde.
O Recife se destaca por já proporcionar 60,11 m² de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12m² de área verde por habitante. Recife possui 91,9 km² de área verde, o que representa 42,1% do seu território. Parte da vasta cobertura vegetal é formada principalmente pelas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam aproximadamente 38% do território. As vantagens da arborização são múltiplas e variadas: além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, aumenta a permeabilização do solo e proporciona melhorias na qualidade de vida dos munícipes.
A cidade também conta ainda com mais de 660 áreas verdes, entre praças, parques e refúgios. Desse total, a cidade possui 13 parques. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; Parque das Graças, Parque da Tamarineira e Parque Arnaldo Assunção, além do Jardim do Poço. Recife também possui 15 Jardins Históricos – instituídos através do Decreto Municipal 29.537/2016 – projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, dentre os quais as praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, da República, o Jardim do Campo das Princesas, além das Praças do Derby e Salgado Filho, também tombadas pelo IPHAN”.
Nos links abaixo, você vai descobrir muitos casos de erradicação de árvores, não de uma só, mas várias, às vezes dezenas, por conta de obras públicas ou da iniciativa privada.
Leia também
Parem de derrubar árvores (387). Arboricídio em série em obra da Prefeitura na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (442) Avenida Rosa e Silva (defronte do ETC)
Parem de derrubar árvores (437). Perdas no canteiro de obras do Monteiro
Parem de derrubar árvores (426). Em obras, Praça do Monteiro perde três de uma só vez
Parem de derrubar árvores (429). Obras públicas eliminam árvores na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (431). Construção da Ponte Jaime Gusmão sacrifica mais uma
Parem de derrubar árvores (436). Menos uma no Jardim do Poço, em implantação
Parem de derrubar árvores (417): Degola de 32 na implantação do Parque Jardim do Poço
Parem de derrubar árvores (407): Quarenta plantas de grande porte, vítimas de arboricídio
Parem de derrubar árvores (357): O Recife perdeu 134, mas a culpa é da chuva
Parem de derrubar árvores(418). Aena transforma imbiribeira em cemitério de árvores
Parem de derrubar árvores (313). Na Estrada do Encanamento
Parem de derrubar árvores (324).Degola atinge 80 no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (389). Degola no Centro de Saúde Ermírio de Moraes
Parem de derrubar árvores: Arboricídio em massa no Parque das Graças
Parem de derrubar árvores (260). Treze degolas no Museu do Estado
Parem de derrubar árvores (244): degola de três mangueiras em quartel)
Parem de derrubar árvores (164): Oito degolas para construção de edifício
Parem de derrubar árvores (27): Degola no TRT
Coletivo circense “A Penca” faz belo espetáculo sobre arboricídio: “Viver com morrer com”
“Parem de derrubar árvores”
Parem de derrubar árvores (63)
Quatro mil árvores eliminadas no Recife?
Parem de derrubar arvores (413): “A cidade cresce à custa da devastação”
Recife: 4000 novas árvores em 2018?
App ajuda a monitorar árvores do Recife
O Recife tem quantas árvores?
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Contra as clareiras do Espinheiro
Espinheiro quer túneis verdes
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
Emergência climática no currículo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife com Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Recife
Fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
A nota enviada pela prefeitura para o oxerecife sobre derrubada e replantio de árvores não convenceu. Peço a jornalista deste blog que continue sua saga em defesa do verde. Quem redigiu a nota da prefeitura mostrou perfeito domínio da última flor do Lácio. Parabéns!