Parem de derrubar árvores. “Plantar faz bem”: Dia Mundial do Meio Ambiente

Compartilhe nas redes sociais…

No Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre na sexta-feira (5/6) bem que a Prefeitura deveria se debruçar no mapa de degolas de árvores do Recife e repor todas aquelas que foram vítimas da motosserra insana. Só aqui no #OxeRecife, são 242 postagens de árvores degoladas ou eliminadas, chegando a um total de 463 vítimas do arboricídio institucional, em sua maior parte. Mas há, também, vítimas da iniciativa privada, embora haja empresas e condomínios que tomem providências para evitar sacrificar suas fruteiras. Todos os registros da campanha #ParemDeDerrubarÁrvores possuem data, endereço e fotografia. Em todo caso, aquela data não passará em branco, na esfera municipal.

É que amanhã a Prefeitura entrega de 550 mudas de plantas, a maioria cultivada no viveiro do Jardim Botânico do Recife. A distribuição começa cedo:  às 7h30, nos sinais de trânsito das principais avenidas. A ação Plantar Faz Bem integra a 5ª edição do projeto Arte Cura, fruto de uma parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer com Meio Ambiente e Sustentabilidade, durante o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.  Serão entregues 400 mudas de babosa e boldinho, cultivadas no Jardim Botânico do Recife.  As 150 mudas restantes são ornamentais, e foram doadas pela Sementeira Flora Fênix. 

Elas estarão ornadas em tecidos reaproveitados, em alusão a um buquê, com mensagens de afeto, representando um ato simbólico ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A distribuição das mudas acontecerá a partir das 7h30 da sexta-feira, simultaneamente, na Avenida Governador Agamenon Magalhães, na altura da Praça do Derby; no cruzamento da Avenida Boa Viagem com a Rua Padre Bernardino Pessoa; na Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Amélia; e na Avenida Norte com a João de Barros. “A campanha tem a finalidade de mostrar a importância da conexão com as plantas para o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente, uma vez que elas contribuem  para a melhoria da qualidade de vida da população”.

Além de oferecer às pessoas um pouco do que o mundo tem de melhor: a natureza. “Espero que cada cidadão dedique carinho e cuidados especiais a essas plantas. Contamos com cada um, também, para repassar a mensagem a familiares e amigos, sobre a importância da natureza nas vidas de cada um de nós”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. Cada muda será entregue com um card para que o simples ato de plantar seja replicado nas redes sociais por meio da hashtag #recifedaminhajanela e marcação dos perfis @visitrecife e @recifesustentavel, ambos das secretarias envolvidas, e possa inspirar os recifenses a estabelecer uma forma de conexão com a natureza dentro do lar.

Leia também:
Bom exemplo de amor ao verde

Exemplos de amor ao verde no Recife
Espinheiro quer túneis verdes
Contra as “clareiras” do Espinheiro
População acusa arboricídio no Recife
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Lei para conter o arboricídio
Abaixo o arboricídio insano
Compensação pelo arboricídio
Parem de derrubar árvores (82)
Hoje é dia do Pau-Brasil, lembram?
Direito, memória, Pau-Brasil e violino
O Pau-Brasil que virou Pau-Pitu
Tapiá, uma festa para os pássaros
Parem de derrubar árvores  235 (coitada da cabaceira)
Parece coco, fruta-pão, mas é…coité
A exuberância do abricó-de- macaco
Pitomba tem poder analgésico?
É verdade que piranga é afrodisíaca?
O charme e o veneno da espatódea
As mangas da vida
O tapete vermelho do jambo do pará
Dia da Árvore: a “vovó” do Tapajós
Viva a árvore mágica, no Dia do Baobá
Desabrochar musical da Flor do Baobá
O maior colosso vegetal do mundo
Veja a flora do Sertão em Dois Irmãos
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Por um milhão de árvores na Amazônica
Esso decide plantar 20 mil árvores para proteger mico-leão dourado
Coca-Cola planta 600 mil árvores

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos : Cineclube Luila e Pretinha / Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.