Oxente, o #OxeRecife ficou todo metido a besta. Além da audiência estar em franca ascensão – para alegria dessa mortal aqui – a campanha Parem de derrubar árvores virou trabalho universitário. E em inglês. Fiquei intrigada porque começaram a entrar comentários no idioma, no espaço destinado ao leitor, aqui no nosso Blog. E vinham na língua de William Skakespeare. Estranhei, porque os nomes dos autores das mensagens eram brasileiros. Curiosa, tentei decifrar o enigma. Mas mistério não tinha nenhum. É que a nossa campanha em defesa da natureza motivou um professor a obrigar seus alunos a pensarem. E em inglês.
A iniciativa foi do Professor Oscar Agra, que tem nada menos de sete turmas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade dos Guararapes do Recife. Pois das sete, seis receberam a incumbência. Ele não pediu que analisasse a campanha desencadeada pelo #OxeRecife. Mas sim que os alunos escolhessem um dos 28 posts “about the subject” , e escrevessem qualquer coisa sobre o que leram. Fiquei feliz com os resultados. Como eu, a meninada caiu em defesa das nossas verdes amiguinhas, tão importantes para o nosso clima, e que vêm sendo mutiladas e assassinadas nas ruas, praças e parques do Recife.
“É muito triste ver uma árvore morrer. Elas levam muito tempo para atingir a maturidade”, afirma Kleydson Guilherme da Silva. “Infelizmente, o homem vai e corta, não deixando que ela cumpra seu papel na natureza”. Kleydson diz que mesmo “com risco de cair”, não se deve “matar as árvores desse jeito”. Ele defende que as plantas recebam cuidados, para que não “naufraguem” a ataques, como os dos cupins, por exemplo. “A verdade é que nós nos preocupamos conosco, mas deixamos o ambiente à parte”, critica Gabriella Sabatiny. “É preciso podar corretamente as árvores, e problema estaria resolvido”. Kleydson e Grabriela estudam administração na unidade de Piedade.
Bárbara Cristina pede cuidado, na hora de erradicação. “A árvore deve ser podada quando oferece risco e erradicada, só em último caso. Nenhuma iniciativa para podar ou erradicar deve ser tomada sem uma análise cuidadosa”, diz a aluna de Ciências Contábeis daquela instituição. Angelina Raiane Vicente, aluna do quinto ano de Ciências Contábeis afirma ser “o desmatamento um dos grandes problemas da humanidade”. Ela ressalta que, em áreas arborizadas, a temperatura é bem agradável. “As árvores nos dão o ar que precisamos e infelizmente as pessoas não têm ideia do tamanho do dano que sua destruição traz para a humanidade”. Viva a meninada, que agora ficou sabendo da nossa campanha em defesa do verde. Já são 28 posts, só este ano, contra o “genocídio” institucional de nossas árvores. Obrigada, Oscar. E viva a natureza. Dá um conselho aí aos seus alunos, para assistirem o documentário Amanhã, no Cinema do Museu, da Fundaj, em Casa Forte.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação
2 Comments
Excelente iniciativa do #OxeRecife em parceria com a Faculdade dos Guararapes/Piedade. Parabéns à jornalista Letícia Lins e ao professor Oscar Agra (e as turmas que participaram)! A participação da sociedade é fundamental para a defesa do maio ambiente.
Obrigada, Emerson. Que bom que as pessoas estão se sensibilizando para os problemas ambientais de nossa cidade e, também, do nosso Planeta. É muito bom esse incentivo.