Parem de derrubar árvores (Jaboatão)

Compartilhe nas redes sociais…

É muita gente sem noção. Olhem só que tristeza, as árvores vítimas de motosserra, na foto maior. Parece até que as áreas verdes não prestam nenhum serviço à população. Com 270 hectares de vegetação de Mata Atlântica, a Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre Mata da Mussaíba sofre ação de desmatamento que já se espalha por sete hectares, onde foram erguidas nada menos de 19 construções irregulares. Mas isso não vai ficar assim não.

É que ela foi alvo da Operação Círculo Verde, deflagrada pela Polícia Civil e Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh), quando foram lavrados 20 autos de infração (no total de R$ 96 mil em multas) e apreendidas 43 ferramentas utilizadas na ação criminosa. Uma ave silvestre que estava irregularmente em cativeiro também foi recolhida. Como vocês observam na foto à esquerda, as clareiras já são grandes no meio da mata, para edificação de imóveis irregulares. Absurdo!

A RVS Mata de Mussaíba, fica no bairro de Cavaleiro,  em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife. De acordo com a Cprh, as construções irregulares serão demolidas.  O Chefe do Setor de Administração das Unidades de Conservação (SAUC) da Cprh, Cosme de Castro Júnior, coordenou a participação do órgão na Operação Círculo Verde. Ele disse que a ação foi fundamental para a contenção do avanço da degradação ambiental na UC.

Como se percebe na foto acima à direita, até mesmo as morros estão tendo as encostas desmatadas, o que implica em aumento da erosão, principalmente nas épocas invernosas. Segundo a Cprh, entre os meses de dezembro e fevereiro, normalmente se intensificam os crimes ambientais. Ele disse esperar que a degradação ambiental seja contida, com a responsabilização administrativa e criminal dos autuados, cujos nomes não foram divulgados. A Operação  recebeu o nome de Círculo Verde  em alusão ao mosaico de unidades de conservação localizado na região: Mata de Jangadinha,  Mata de Mussaíba,  Mata do Curado, Mata de São João da Várzea e Mata de Manassu.  No total, são 788 hectares de áreas protegidas,  em um raio de dois quilômetros, um verdadeiro pulmão para nós. E ainda tem gente capaz de destruir um  patrimônio desse. Pode?

Leia também:
Desmatamento na maior reserva de vida silvestre
Novos desmatamento em Aldeia
Desmatamento em pulmão do Recife
Prefeitura destrói área protegida. Pode?
Prefeito destrói mata e pede acordo
Desmatamentos ilegais em Aldeia
Mata Atlântica: PE fez o dever de casa
Lotes irregulares em Mata Atlântica
As “matas” de cimento em Paulista

Primeiro corredor ecológico vem aí
Matas estão sumindo em Paulista
Devastação gera embargos em Paulista
Desmatamento em “pulmão” do Recife
Devastação na Mata Atlântica

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Cprh / Divulgação

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Oficina Francisco Brennand tem ativação “O meu disfarce é o sol”: máscaras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.