Parem de derrubar árvores (em Igarassu)

Compartilhe nas redes sociais…

Por conta de sua constante defesa da natureza em geral e de uma política melhor de arborização do Recife- onde ação da motosserra insana torna cada dia mais comuns as cenas  arboricídio em calçadas, ruas e praças da nossa cidade – o #OxeRecife sempre recebe informações de cortes drásticos e criminosos até de outras cidades, não só no estado como fora dele.

Nessa semana o alerta partiu de Evandro Duarte de Sá, autor do livro “101 Manias de Grandezas de Pernambuco, que esteve há alguns dias na cidade histórica de Igarassu, localizada a 30 quilômetros do Recife. Entre visitas à igreja mais antiga ainda de pé do Brasil (São Cosme e Damião), ao maior ex-voto móvel que se tem conhecimento no país, ao Sobrado do Imperador e à Igreja e Convento de Santo Antônio, ele se deparou com uma palmeira imperial degolada na frente do prédio em estilo colonial da Câmara Municipal da cidade, que está instalada na antiga e secular cadeia pública de Igarassu. “Estou aqui na frente da Câmara Municipal de Igarassu e constatei que os vereadores mandaram cortar uma palmeira imperial secular, porque suas palhas caíam em cima dos carros deles. Dá uma olhada nisso e aí vão algumas fotos”, conta-me Evandro, que conheço das caminhadas que fazemos pela Região Metropolitana. “Daqui a pouco vão cortar a última palmeira que tem em frente ao prédio da Câmara”, lamenta meu amigo, historiador, professor, caminhante, pesquisador da nossa história e amante não só da nossa cultura, como também da natureza.

Tenho visto casos semelhantes de árvores seculares passarem pela guilhotina para que seus frutos não danifiquem automóveis. Principalmente mangueiras, que ainda são abundantes no Nordeste. Também são eliminadas para ceder espaço a vagas para automóveis. Mas tenho visto, também, belos exemplos de cuidados para não danificar as árvores, como muros e marquises vazadas, assim como redes para evitar queda de frutos nas pessoas ou em carros. Se a palmeira de Igarassu foi derrubada por conta de estacionamento, os vereadores de Igarassu deram um péssimo exemplo. Com a palavra, a Câmara Municipal da cidade. Quem terá sido o autor do arboricídio?

Leia também:
Parem de derrubar árvores (em Paquetá)
Parem de derrubar árvores (em Camaragibe)
Parem de derrubar árvores (em Aldeia)
Parem de derrubar árvores (baobá degolado em Paquetá)
Parem de derrubar árvores  (em SP)
Parem de derrubar árvores (na Av. Anita Garibaldi)
Parem de derrubar árvores (na Bahia)
Parem de derrubar árvores (no Pará)
Parem de derrubar árvores (no Sertão)
Parem de derrubar árvores (em Olinda)
Parem de derrubar árvores (em Olinda) 1
Parem de derrubar árvores ( 127)
Bom exemplo de amor ao verde
Exemplos de amor ao verde no Recife
Mangueira padece: furadeira e veneno

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Evandro Duarte de Sá / Foto do leitor / Cortesia

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.