E esse carregamento de madeira, hein? Quando a gente circula pelas rodovias de Pernambuco – sejam BRs ou estradas estaduais – é só o que a gente vê, caminhões abarrotados de lenha, para abastecer padarias, pizzarias e sobretudo os fornos da indústria gesseira do Sertão, onde o desmatamento é tão grande que as calcinadoras estão comprando madeiras em terras cada vez mais distantes.
E haja árvores derrubadas, arboricídios, motosserras insanas. Não é raro que a Polícia Rodoviária Federal apreenda carradas e mais carradas de lenha sem documentação legal. Ou seja, proveniente de retirada clandestina de nossas matas. As lenhas normalmente vêm da Caatinga mesmo. Mas troncos em toras ou madeira cortada para a indústria moveleira, normalmente vêm do Norte. Em outras palavras, da Amazônia. Pelo menos aqui no #OxeRecife, os registros de madeira apreendida, em maior parte, são de matéria prima vinda do Pará.
Carga de lenha da foto acima é de caminhão que tombou na BR-408. Origem não foi esclarecida, mas é comum retirada na Caatinga. Lenha normalmente vem do semiárido pernambucano ou de estados vizinhos, como Ceará e Paraíba. Esse caminhão daí da foto tombou no quilômetro 37,4 da BR 408, à altura do município de Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, “O motorista perdeu o controle e tombou junto com a carga de madeira”, informou a PRF. Ele não ficou ferido, fez o teste do bafômetro e não deu alcoolemiaalc.
Como aqui no #OxeRecife temos a campanha #paremdederrubarárvores (de caráter permanente), fizemos contato com a PRF para saber se a carga era legalizada ou clandestina. Mas até o momento de fechar essa postagem, não havia informação, pois a preocupação mais imediata era cuidar da “segurança na estrada para evitar um novo acidente”. Ou seja, a PRF “não conseguiu checar a madeira”. O que, afinal, é uma pena, pois é preciso – e muito – fiscalizar os atentados constantes à natureza, não é?…. Pois o que a gente vê por aí são extensões de terra cada vez mais carecas…
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Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PRF / Divulgação