Parem de derrubar árvores (69)

Compartilhe nas redes sociais…

Neste final de semana, como sempre faço, fui à praia de Boa Viagem. Mas ao invés de retornar pela Avenida Recife e BR-101 – como costumo fazer, para fugir da Av. Agamenon Magalhães – voltei pela Avenida Caxangá, já que precisava ir ao Mercado da Madalena. Aí, o que vejo… mais duas vítimas do arboricídio, que faz da nossa cidade a capital nacional dos toquinhos, como tenho dito aqui. E depois,  vi mais uma terceira, no bairro das Graças.

A primeira árvore guilhotinada indica pela ferida exposta no tronco, que a tentativa de assassinato foi recente.  Ela fica em uma rua quase desconhecida, por trás da Praça do Cavoco. Encontrei o tronco mutilado justamente quando parei para documentar uma outra, que vi na Praça, em frente ao prédio da Academia da Saúde, e no qual funciona, também, Academia da Cidade. Quando dei a volta, por trás da Praça, para estacionar, me defronto com mais um retrato dessa tragédia.

Essa árvore guilhotinada fica na Praça do Cavoco, ao lado da Avenida Caxangá, em frente à Academia da Cidade

A árvore, de corte recente (foto superior), fica na Rua Conselheiro Vieira de Souza, que passa por trás daquela Academia, que é da Prefeitura. A outra (foto do meio) fica na própria Praça e é facilmente vista por quem passa na calçada ou trafega pela Avenida Caxangá, como foi o meu caso.  Quando atravessei a Ponte da Torre, encontrei uma terceira vítima. Pasmem, tudo isso, em apenas uma manhã. Tenho recebido diariamente queixas de moradores contra o arboricídio. Há muita indignação. E o #OxeRecife se faz porta-voz desse clamor contra a motosserra insana.

A terceira vítima fica na cabeceira da Ponte da Torre, de quem vem no sentido subúrbio cidade: arboricídio não tem fim.

Felizmente, no próximo dia 7 de dezembro, haverá uma audiência pública, no plenarinho da Câmara Municipal, para discutir a questão da arborização do Recife, onde é cada dia maior o número de árvores guilhotinadas. A iniciativa da audiência pública é do vereador Jayme Asfora (PMDB), através do requerimento nº 10446, já devidamente aprovado em plenário.  A sessão será de nove às 13h. Anote na sua agenda. E não deixe de ir. #ParemDeDerrubarÁrvores. Vou estar presente, representando o #OxeRecife em nome das árvores assassinadas. Também estão convocados, o arquiteto e consultor Francisco Cunha, assim como os Secretários de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife (Roberto Gusmão) e o de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Bruno Scwambbach). Também o Presidente da Celpe (Antônio Carlos Sanchez). E viva a natureza! 

Leia também:

População acusa arboricídio no Recife
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Parem de derrubar árvores
Parem de derrubar  árvores (45)
Parem de derrubar árvores (56)
Parem de derrubar árvores (54) 
Parem de derrubar árvores (66)
“Pulmão” protegido no Grande Recife
Salvem os ipês, por favor
“Mexeu com a natureza, mexeu comigo”

Texto e fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.