Parem de derrubar árvores (53)

 Parem de derrubar árvores (53)
Compartilhe nas redes sociais...

Hoje, Dia da Árvore, já está no tempo de fazer um subtotal das árvores “erradicadas”, computadas pelo #OxeRecife nas ruas, praças e jardins da nossa cidade, problema que me preocupa. E muito. A mim só, não, a toda população. Tanto que leitores também me enviam fotografias e relatos de vítimas do arboricídio que ocorre nas ruas da capital. É verdade que cerca de 90 por cento dos registros são de minha autoria. Mas os dez por cento restantes são de pessoas indignadas com o que observam na paisagem de nossa cidade.

Até agora, somam – só em 2017 – nada menos de 53 postagens, sobre essa triste realidade que termina por transformar o Recife na capital nacional dos toquinhos.  Juntas, elas dão conta de 84 árvores eliminadas de nossas ruas, incluindo a da foto que abre esse post, feita na Rua Álvaro Macedo, à altura do número 190. O bairro é o do Poço da Panela, Zona Norte do Recife. E o “assassinato” foi documentado durante caminhada com alguns amigos.  Ao longo desse ano, tive o cuidado de fazer o registro fotográfico, com endereço e data de todos esses “indivíduos” que foram eliminados. Como já disse em ocasiões anteriores, já viajei por treze países de três continentes e nunca me deparei com essas cenas grotescas que vemos no nosso querido Recife.

Essa “hecatombe” , na Rua da Aurora, mostrada aqui no #OxeRecife, teve mais de 4 mil visualizações no Facebook do Blog.

Também não as vejo uma situação destas em outras cidades do nosso país e nem mesmo em pequenos municípios do interior do Nordeste. Não com essa frequência que observamos no Recife, onde a cada esquina, me deparo com um cadáver insepulto. E o que é pior, sem nenhum outro a brotar na cova. Há exceções, é verdade. Mas são poucas. Como os tocos ficam, não há como plantar outra árvore no mesmo local. Tenho visto reposições sim, mas raríssimas. Diz a Emlurb que para cada árvore eliminada, duas são plantadas. Mas aí eu pergunto: será que uma árvore plantada em Boa Viagem, por exemplo, vai dar à população de Casa Forte o mesmo conforto de uma que foi erradicada nesse bairro? Não vai. Porque o calor aumenta no local de onde ela foi tirada.

Até 2015, a conta da Emlurb era que 5 mil árvores haviam sido erradicadas nos primeiros três anos da atual gestão na Prefeitura. Na época, atuava na grande imprensa do Recife, e fiz o devido registro. Quando iniciei esse Blog, no ano passado, o número de erradicadas havia caído para 4 mil, provavelmente por alguma mágica numérica. Solicitei ontem à Emlurb dados atualizados a respeito do balanço de nossas árvores. Mas até hoje à tarde, a  resposta não chegara. Se vier, atualizarei esses doados. Deve ser uma conta amarga. Os números oficiais indicam que o Recife tem 250 mil árvores. Há relatórios  que calculam uma proporção de 1,2 metro quadrado por habitante. Em 2030, se o Parque Capibaribe estiver pronto, a previsão é que essa proporção suba para 20  metros quadrados de área verde por cada recifense. Isto é, se não derrubarem o resto das árvores de nossas ruas até lá. #ParemDeDerrubarÁrvores

Leia também:
Parem de derrubar árvores
Quatro mil árvores eliminadas no Recife?
Verde em risco em Paulista
Mais matas devastadas em Paulista
Pau-de-jangada sobrevive na marra
Aprendendo a preservar a Mata Atlântica
População acusa arboricídio no Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Alexandre Albuquerque / Cortesia

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.