Parem de derrubar árvores (361)

Vez por outra, o Recife está comemorando premiação na área do meio ambiente. Nessa semana o Programa Moclima (Monitoramento das Ações e Estratégias Climáticas) foi agraciado dentro do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, que visa reconhecer boas práticas de gestão. O Moclima foi uma das dez iniciativas nacionais reconhecidas na categoria Poder Público (Governos Municipais e Órgãos Públicos) do Prêmio Estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Brasil 2022. A premiação, organizada pela Rede Estratégia ODS, visa reconhecer boas práticas realizadas nos mais diversos setores da sociedade. 

O Monitoramento das Ações e Estratégias Climáticas (MOCLIMA) é um instrumento que  permite que a população acompanhe o cumprimento das metas de redução do carbono atmosférico e os objetivos do combate à crise climática por meio de indicadores tangíveis com os status das ações de mitigação e adaptação da cidade. Todas as informações desenvolvidas e monitoradas estão armazenadas nos servidores e bancos de dados da  Prefeitura do Recife, e disponibilizadas no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (http://meioambiente.recife.pe.gov.br/), na aba Agenda Climática do Recife.

O objetivo do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 é reconhecer, valorizar e dar visibilidade a práticas alinhadas aos ODS, desenvolvidas pelas organizações filiadas à Rede Estratégia ODS, que tenham gerado ações transformadoras no contexto do território onde estão inseridas. Além disso, também busca contribuir para a formação de um “Banco de Práticas Exitosas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030. Tudo bem, parabéns. Porém é preciso pensar, também, em quem neutraliza as emissões de carbono da nossa atmosfera.

E elas não podem ser esquecidas. Porém, aqui no Recife, a cada dia some uma. Pior: além da motosserra insana, o destocamento não é feito e a reposição não acontece. E isso, sinceramente, é um horror. O #OxeRecife permanece na sua missão de computar as perdas do patrimônio verde da cidade. Sem ele, nosso conforto climático fica cada dia pior. E não tem premiação que esconda essa realidade. Essa vítima de arboricídio fica na Rua Andrade Bezerra, que é perpendicular à Estrada do Encanamento, de frente para o Clube Alemão, no bairro do Parnamirim. Cenas como essa dão uma tristeza na alma de qualquer recifense que ame a natureza e terminam por ofuscar outras iniciativas que possam até parecer bem sucedidas na cidade. #ParemDeDerrubarÁrvores!

Nos links abaixo, você confere outras perdas naquele charmoso bairro da Zona Norte.

Leia também
Parem de derrubar árvores (340)
Parem de derrubar árvores (329)
Parem de derrubar árvores (325)
Parem de derrubar árvores (314)
Parem de derrubar árvores (302)
Parem de derrubar árvores (294)
Parem de derrubar  árvores (273)
Parem de derrubar árvores (227)
Parem de derrubar árvores (221)
Parem de derrubar árvores (212)
Parem de derrubar árvores (199)
Parem de derrubar árvores (177)
Parem de derrubar árvores (170)
Parem de derrubar  árvores (164)
Parem de derrubar árvores (115)
Parem de derrubar árvores (108)
Parem de derrubar árvores (94)
Parem de derrubar árvores (83)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.