“Isso é uma triste degola, que encontrei na Rua Luiz Guimarães”. O desabafo é do universitário Ricardo Bandeira, residente no Poço da Panela, Zona Norte do Recife. Membro do coletivo que implantou o Jardim Secreto – área degradada que foi recuperada pela própria comunidade – Ricardo vive em eterna vigilância, quando o assunto é defesa do verde daquele que ainda é um dos mais bucólicos bairros do Recife. Já tem até plantado mudas em alegretes vazios, cujas árvores foram guilhotinadas ou erradicadas. Entre 2017 e 2020, o #OxeRecife registrou quase 50 vítimas de arboricídio no Poço da Panela. Ou seja, entre janeiro de 2017 e agosto deste ano, apenas um bairro do Recife perdeu nada menos de 46 árvores adultas. O bucólico bairro corre, portanto, o risco de se transformar em mais uma ilha de calor no Recife da emergência climática. .

Ás 5h da manhã, já estava o registro no meu WhatsApp. “Fiquei tão triste, essa árvore era tão bonita, não era?” Não foi ele o único a lamentar. Depois de Ricardo, foram muitas as trocas de informações e lamentações entre grupos sociais que reúnem moradores do Poço da Panela. Sejam eles do Jardim Secreto, Mercado do Poço ou Associação de Moradores. Eles não sabem informar se o corte foi feito por particular ou pela Prefeitura. Como a árvore ficava em uma rua, a responsabilidade pela manutenção, corte, erradicação ou substituição é da Emlurb e da Secretaria de Meio Ambiente do Recife. Resta saber o que ocorreu, para a árvore secular ter sido vítima de um arboricídio tão violento. Considerado bairro ainda verde – inclusive por ficar à margem do Rio Capibaribe – o Poço vem perdendo muitas árvores. E as baixas tanto provêm de degolas oficiais (nas áreas públicas) quanto da especulação imobiliária (em áreas privadas).
Muitas das degolas chegaram a ser registradas aqui no #OxeRecife, pois não há como parar a nossa campanha #ParemDeDerrubarÁrvores, diante do descalabro que virou a política de “arborização” da cidade. Todo dia aparece um “tamborete” em cada esquina. E não é pouco não. A rua Luiz Guimarães é uma das mais características do Poço da Panela, com seu casario antigo. No entanto, as perdas ali têm sido constantes, como ocorreu no local onde vem sendo construído um prédio pela Haut. Em apenas um dia de 2019, na própria Rua Luiz Guimarães, houve 17 degolas, no local onde vem sendo construído um empreendimento da Haut. O prédio fica vizinho ao Jardim Secreto do Poço.

Outra polêmica é a construção de um lojão do Atacado dos Presentes. Embora o terreno dê a frente para a Avenida Dezessete de Agosto e a lateral para a Avenida Dr Seixas, a parte posterior vai até a Luiz Guimarães, cujos moradores que temem perder mais verde. No cartaz colocado onde há previsão do lojão, um aviso: “empreendimento integrado com o bairro e a natureza. As 82 árvores serão preservadas”.
Porém, em reunião realizada no ano passado entre moradores, prefeitura e empreendedores confirmaram a necessidade de erradicação de árvores para construção da loja. Além disso, naquele mesmo terreno, o #OxeRecife já havia computado pelo menos uma dezena de baixas. Nessa pisada, o Poço da Panela daqui a pouco deixa de ser um bairro bucólico para se transformar em mais uma ilha de calor. Alguém, por exemplo, sabe dizer se houve reposição de todas as árvores que foram eliminadas? Difícil saber, pois a questão da arborização no Recife infelizmente carece de transparência.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (200) Degola no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (198)
Parem de derrubar árvores (23)
Parem de derrubar árvores (40)
Parem de derrubar árvores (51)
Parem de derrubar árvores (52)
Parem de derrubar árvores (53)
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar árvores (57)
Parem de derrubar árvores (58)
Parem de derrubar árvores (89)
Parem de derrubar árvores (91)
Parem de derrubar árvores (110)
Parem de derrubar árvores (116)
Parem de derrubar árvores (140)
Parem de derrubar árvores (141)
Parem de derrubar árvores (155)
Parem de derrubar árvores (163)
Parem de derrubar árvores (183)
Parem de derrubar árvores (202)
Parem de derrubar árvores (229)
O Recife tem quantas árvores?
Recife mais verde é balela
Processo de tombamento atrapalha planos de Atacado dos Presentes
Atacado dos Presentes: Indeferimento ambiental
Poço da Panela e Atacado dos Presentes: Polêmica só faz crescer
Abaixo assinado contra Atacado dos Presentes mobiliza Poço da Panela
Poço da Panela quer barrar Atacado dos Presentes. Até Fundaj é contra
A polêmica do Atacado dos Presentes
Poço da Panela quer barrar Atacado dos Presentes
Poço da Panela: Plantio de árvores contra Atacado dos Presentes
O Poço da Panela resiste e faz protesto contra loja de materiais construção
Moradores rejeitam lojão no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (198)
Parem de derrubar árvores (241). Verde ameaçado no Poço da Panela
Protesto mobiliza Zona Norte
Lojão e colégio: Confusão na Zona Norte
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Ricardo Bandeira (Cortesia) e Letícia Lins
