O Recife do arboricídio e da emergência climática perdeu mais uma árvore, dessa vez no bairro das Graças. Ela não foi vítima da motosserra insana, mas pode ter sido da falta de cuidado do poder público, como ocorre em geral com o verde da cidade, onde os toquinhos afloram a cada dia.
Embora bastante urbanizado e tomado de altos edifícios, o bairro das Graças ainda mantém árvores seculares em suas calçadas, nos poucos quintais, praças e jardins. A planta da foto tombou nesta semana, na Rua Confederação do Equador, próximo à Rua do Cupim.

O #OxeRecife vem se dando ao trabalho de monitorar todas as perdas no patrimônio verde da cidade. Tanto registra a baixa das que são erradicadas – muitas vezes sem necessidade – quanto daquelas que tombam. As plantas, como os seres vivos, têm vida, com começo, meio e fim, a morte.
Porém nas áreas urbanas, há cuidados que dão vida mais longas às árvores, o que não é o caso do Recife. Infelizmente. Pior é que tantos as erradicadas quanto as que tombam naturalmente ficam sem reposição, com alegretes exibindo apenas toquinhos. Com 253 postagens, o #OxeRecife chega ao registro da 485ª árvore que some da paisagem da cidade. Tudo documentado: foto, data, endereço. Veja, nos links abaixo, outras perdas no bairro das Graças.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (2)
Parem de derrubar árvores (9)
Parem de derrubar árvores (22)
Parem de derrubar árvores (24)
Parem de derrubar árvores (25)
Parem de derrubar árvores (34)
Parem de derrubar árvores (37)
Parem de derrubar árvores (42)
Parem de derrubar árvores (224)
Parem de derrubar árvores (239)
O Recife tem quantas árvores?
Recife Árido: Emergência Climática
#RecifeEmergênciaClimática
#RecifeEmergênciaClimática (1)
#RecifeEmergênciaClimática (2)
#RecifeEmergênciaClimática (3)
#RecifeEmergênciaClimática (4) e Covid-19 na Festa do Carmo
#RecifeEmergênciaClimática (5): Espinheiro perde túneis verdes
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Emergência climática no currículo
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
