Menos uma árvore no Recife. Voltava do Mercado da Madalena, onde vou sempre aos sábados fazer compras, quando me defrontei com uma cena triste: essa que vocês observam na foto, com a árvore totalmente esquartejada. Ela não foi vítima de arboricídio nem da ação da motosserra insana. Mas, talvez, de falta de cuidado ou de poda mal feita, como sempre ocorre nas ruas, praças e jardins do Recife. A árvore, que era adulta e bela, tombou na última chuva forte, entre a sexta (24/4) e o sábado (25/4).
Nós, do #OxeRecife e a campanha #ParemDeDerrubarÁrvores, esperamos que a reposição ocorra o mais rápido possível. A vítima fica na Avenida Doutor Seixas, no Poço da Panela que, de avenida, só tem mesmo o nome. Trata-se de uma rua estreita, ainda não calçada que faz esquina com a Avenida Dezessete de Agosto. E em cujas extremidades ficam a Chá com Chita e o terreno vazio, onde funcionava a histórica Casa de Saúde São José, que foi demolida, apesar de tombada. Isso com a conivência dos órgãos públicos e a revolta da população. A demolição da Casa de Saúde São José deu muito o que falar.
No seu terreno, inicialmente comprado pela cadeia de supermercados Carrefour seria construído um lojão. Mas a gritaria foi tão grande, que a empresa desistiu do projeto. Agora , surgem notícias de outro empreendimento, dessa vez o Atacado dos Presentes, o que afetaria demasiadamente a mobilidade no bairro, já que ele ficaria entre ruas estreitas e sem capacidade para o tráfego exagerado de cerca mais de 3 mil carros por dia. Os moradores defendem que o terreno seja aproveitado de outra forma, com jardins, quiosques e que se transforme em ponto de convivência. Mas a julgar pelo aplicativo da Prefeitura que mapeia os casos de Covid-19 por bairro, o Atacado dos Presentes está sacramentado (veja ilustração). Moradores do Poço da Panela denunciam que várias árvores já sumiram da área.
O terreno onde ficava a casa de saúde era antes ocupada por plantas seculares. A derrubada de árvores, aliás, vem acontecendo com frequência em outros empreendimentos imobiliários daquele que ainda é um bairro bucólico do Recife, onde a especulação só faz crescer. No momento, outro casarão cercado de área verde também sofre ameaça, como é o caso do histórico imóvel do Sítio Donino. Então, vamos correr contra o tempo! E em defesa do verde e do patrimônio arquitetônico do Poço da Panela, um dos raros bairros que ainda preservam seus antigos casarões no Recife.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (200). Degola no Poço da Panela
Palmeira e amendoeira tinham pragas
Palmeira degolada ganha filhote
Parem de derrubar árvores (164)
Parem de derrubar árvores (198)
Parem de derrubar árvores (209)
Parem de derrubar árvores (229)
Parem de derrubar árvores (21)
Parem de derrubar árvores (23)
Parem de derrubar árvores (26)
Parem de derrubar árvores (51)
Parem de derrubar árvores (52)
Parem de derrubar árvores (53)
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar árvores (57)
Parem de derrubar árvores (58)
Parem de derrubar árvores (82)
Parem de derrubar árvores (89)
Parem de derrubar árvores (91)
Parem de derrubar árvores (93)
Parem de derrubar árvores (94)
Parem de derrubar árvores (95)
Parem de derrubar árvores (99)
Parem de derrubar árvores (101)
Parem de derrubar árvores (110)
Parem de derrubar árvores (114)
Parem de derrubar árvores (116)
Parem de derrubar árvores (140)
Parem de derrubar árvores (159)
Sessão Recife Nostalgia: Sítio Donino e seu antigo casarão ameaçado
Sessão Recife Nostalgia: Pastoril, Villa Lobos e piano na casa do Sítio Donino
Sessão Recife Nostalgia: os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
Da árvore só restou o pó de serra
Moradores rejeitam lojão no Poço
O Poço da Panela resiste
Poço da Panela: plantio de árvores contra Atacado dos Presentes
História do Jardim Secreto para Crianças
Gentilezas urbanas do outro lado do rio
Primeiro transplante urbano é no Jardim Secreto
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife