Amarguei uma gripe chata a partir da terça-feira de carnaval, e resolvi repousar até a manhã desta segunda-feira, quando retornei às sessões de Pilates e retomei o hábito matinal de caminhar. Não foi um percurso longo, uma hora mais ou menos, mas o suficiente para me defrontar com mais duas cenas tristes, daquelas que a gente vê, todos os dias, nas ruas do Recife.
Cenas que nos motivam a denunciar o arboricídio e a ação da motosserra insana, que nos levaram deflagrar a campanha #ParemdeDerrubarÁrvores, por intermédio aqui do #OxeRecife. Também estamos de olho em árvores que tombam naturalmente, ou devido à ação de chuva, vento ou cupins. Mas cuja reposição jamais é feita. Cada árvore a menos faz falta na cidade, principalmente naquele local de onde foi retirada.

Como ando muito a pé, convivo diariamente com árvores degoladas, fato que muito me inquieta. Até porque o Recife já está com várias ilhas de calor. A primeira foto mostra uma árvore degolada na Rua Visconde de Ouro Preto, que fica entre a Estrada das Ubaias e a Praça de Casa Forte. Moradores disseram que a planta tombou em uma noite chuvosa.
Sim, tombou. Mas o tronco sofreu ação de fogo posteriormente, impedido o que sobrou da queda de voltar a brotar. O toco que ficou já devia ter sido erradicado, para o alegrete receber uma muda nova, para desempenhar o papel da que se foi. A segunda foto mostra o tronco daquela que foi uma árvore, na Rua Dona Anunciada Morais, que liga a Jacó Velosino à Praça de Casa Forte. A julgar pelas condições do caule, parece que o destino do tronco é o cupim.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (229)
Parem de derrubar árvores (23)
Parem de derrubar árvores (28)
Parem de derrubar árvores (48)
Parem de derrubar árvores (51)
Parem de derrubar árvores (53)
Parem de derrubar árvores (57)
Parem de derrubar árvores (58)
Parem de derrubar árvores (89)
Parem de derrubar árvores (91)
Parem de derrubar árvores (116)
Parem de derrubar árvores (140)
Bora Plantar chega a Areias
O Recife tem quantas árvores?
Emergência climática: Recife mais verde é balela
Recife árido: emergência climática
Cadê o bosque do Parque Urbano da Macaxeira?
O Recife da paisagem mutilada
Bora Plantar dá 773 árvores ao Recife
Bora Plantar? mobiliza Zona Norte
Bora Plantar? Chame o 156
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Maratona Verde já começou
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Vem aí a Maratona Verde com 10 mil mudas para o Recife do Arboricídio
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
