Parem de derrubar árvores (230)

Compartilhe nas redes sociais…

Tem jeito não, este Recife da “emergência climática”. Durante a Caminhada das Pontes, no último dia 3 de fevereiro, observei que há muitas ruas no Centro – em bairros como São José, Santo Antônio e Recife – que não possuem, uma árvore sequer.  Ilha de calor é só o que não falta nessas áreas.

Ao retornar para casa, me deparei com mais duas vítimas de arboricídio. A primeira fica na  Rua dos Palmares (foto acima). e a segunda, está na Avenida Mário Melo (abaixo). Pasmem, na calçada de um terreno, cujos portões mostram que é da Emlurb, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, que é responsável pela manutenção, poda e erradicação das árvores da cidade. E também pela limpeza.

Cena na calçada de terreno da Emlurb, na Avenida Mário Melo, Santo Amaro: motosserra insana e lixo acumulado

Mas a calçada  da autarquia estava cheia de lixo, como vocês podem observar na foto, no momento do registro de mais essa degola. A outra vítima de arboricídio, fica na  calçada do Procape, na Rua do Palmares, em Santo Amaro. São cenas tristes, que a gente observa – infelizmente – todos os dias no Recife, onde a motosserra insana está acabando com o conforto térmico da cidade, cada vez mais quente. A reposição de árvores erradicadas, quase sempre, demora uma infinidade. Ou não é feita. Simples, assim.

É verdade que a Secretaria de Meio Ambiente do Recife vem tentando arborizar a cidade com o plantio de mudas. Mas infelizmente muitas já morreram devido ao calor e à falta de aguação, inclusive nas calçadas de grande empresas – como o Bompreço de Casa Amarela – ou de escolas públicas, como a Dom Bosco, na Estrada do Arraial. Na sexta, haverá plantio de 33 mudas no Hospital da Mulher, que pertence ao município. Elas representam compensação ambiental  por conta de emissões de carbono devido ao workshop de lançamento do  LEDS Lab, realizado no Recife, em 27 de janeiro. Nos links abaixo, você pode monitorar as degolas na região onde ficam as duas vítimas desse post.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (na Aurora)
Parem de derrubar árvores (27)
Parem de derrubar árvores (26)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (98)
Parem de derrubar  árvores (117)
Parem de derrubar árvores (132)
Parem de derrubar árvores (136)
Parem de derrubar árvores (138)
Parem de derrubar árvores (150)
Parem de derrubar árvores (172)
Parem de derrubar  árvores (176)
Parem de derrubar árvores (215)
Parem de derrubar árvores (216)
Parem de derrubar árvores (45)
Parem de derrubar árvores (181)
Parem de derrubar árvores (181)Lembram dessa? Já era…
Parem de derrubar árvores (55)
Parem de derrubar árvores (62)
Parem de derrubar  árvores (72)
Parem de derrubar árvores (122)
Parem de derrubar árvores (158)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.