Infelizmente hoje tenho mais outra notícia ruim para a população do Recife: mais duas árvores “assassinadas”. E eu pensei que era apenas mais uma, na Avenida 17 de Agosto, que segundo os moradores, foi erradicada na tarde da sexta-feira. Quando estacionei em uma rua perpendicular, no Poço da Panela para fazer a foto, percebi, para minha tristeza, que as “vítimas” da motosserra insana eram duas.
Aqui vai o relato das mais novas baixas no verde já tão combalido de nossa cidade. A primeira fica na calçada do lado direito, no sentido subúrbio centro, no imóvel que faz esquina com a Rua Marquês de Tamandaré, artéria onde aliás, existe um imponente baobá, lindo e preservado. Pois ao parar o carro nesta via secundária, me defrontei com outro “assassinato”, quase na esquina. Tudo bem recente.
Pasmem, só esse ano, o #OxeRecife já computou nada menos de 40 árvores derrubadas nas ruas, parques e praças do Recife. E todas eram adultas. Dizem os órgãos oficiais, através da Emlurb, que para cada árvore derrubada, ou “erradicada”, para usar o termo utilizado na burocracia, duas seriam plantadas. Onde, ninguém sabe. Porque o que a gente vê é toco de sobra no meio da rua. Alô, alô, Cprh! Alô, alô, Ministério Público, ninguém faz nada não, é? Só aqui nesse espaço, já são 22 postagens sobre o assunto em 2017. É só dar uma olhadinha. “Parem de derrubar árvores”.
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife