Parem de derrubar árvores (175)

Compartilhe nas redes sociais…

Vejam só que tristeza aí na foto. Era uma linda árvore,  que dava mais graça ainda aos jardins da Estação Ponte D´Uchoa, patrimônio estadual construído no século 19, quando servia ao trem urbano que circulava no Recife (maxambomba). Da planta já adulta, só resta o tronco decepado. O triste espetáculo pode ser visto por todas as pessoas que passam na Avenida rui Barbosa, em frente ao Colégio das Damas e bem pertinho do Jardim do Baobá.

De acordo com moradores da área e por quem trabalha  em imóveis ali localizados, a planta não foi vítima da motosserra insana. Caiu há menos de duas semanas, devido à ação de cupins. Ou seja, se tratada a tempo, a árvore teria condições de sobrevivência. Pela forma como está a ferida aberta no seu tronco, dá para perceber que não houve ação da guilhotina. Mas aqui no Recife é assim: deixam cair por doença. Depois, cortam o tronco, deixam lá os tocos, e fica por isso mesmo.

Perdi as contas de árvores que foram “erradicadas” – jargão utilizado pelos órgãos públicos para definir o arboricídio – e cujos alegretes (canteiros) permanecem vazios até hoje. Situação que pode ser percebida em praças, calçadas, esquinas, jardins e sítios públicos, como o Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte. A Prefeitura promete plantar 50 mil árvores nesses últimos anos de gestão. Plantar é bom. Mas em ambiente urbano e degradado pelo avanço do concreto – como é o caso do Recife – plantar só não resolve. Cuidar também é preciso.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (169)
Parem de derrubar árvores (106)
Da árvore, só restou o pó de serra
Das árvores, só restou o pó de serra
Baobá, o jardim das árvores decepadas
Quatro mil árvores eliminadas no Recife?
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Arboricídio deixa herança nas ruas
Recife mais verde até 2021

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.