Parem de derrubar árvores (141)

Compartilhe nas redes sociais…

A rua é linda, tem calçadas arborizadas e com gramado, assim como muros verdes cobertos de hera. E fica no bucólico bairro do Poço da Panela. Mesmo assim, a Virgílio de Oliveira não foge à regra do resto do Recife, onde as cenas do arboricídio são frequentes em parques, ruas e jardins. Não consegui saber quem foram os responsáveis pelo corte, mas a responsabilidade, monitoramento e manutenção de árvores em ruas, praças e calçadas são do poder público.

No dia 8 de dezembro, ao subir o Morro da Conceição, encontrei uma outra árvore, vítima de poda radical. Vejam só a situação dela, na foto abaixo. Será que ela consegue sobreviver? Tantas árvores já foram vítimas de cortes como esse . Ela fica em área privada, mas rente com um muro e seus galhos davam à rua, perto da fiação. Não tinha ninguém na casa, para informar sobre o autor do corte. Se privado, Prefeitura ou Celpe. Aqui no #OxeRecife, diariamente chegam denúncias de novas vítimas da motosserra insana. Envolvendo instituições privadas (que se julgam no direito de matar árvores nas calçadas) e também o próprio poder público.

No Morro da Conceição, poda radical em árvore pode levá-la à morte. Questão virou casa da mãe joana no Recife.

Morador de Boa Viagem, Edmundo Morais Filho envia informação sobre o que viu na  Rua Augusto Lima e Silva, naquele bairro (Zona Sul do Recife). Uma árvore “linda e saudável que ficava em frente a um salão de beleza, foi sacrificada na calçada, para que mais um automóvel pudesse estacionar”. E reclama: “E fica tudo por isso mesmo, não tenha dúvida”.  O #OxeRecife apurou endereço e circunstância, e encaminhou a denúncia do leitor à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, para que fosse apurada. O caso foi repassado ao setor de imprensa, que prometeu enviar à fiscalização. Recentemente a Sdsma multou uma seguradora, no bairro do Espinheiro, pelo mesmo motivo. A empresa  – quanta maldade! – matou a árvore que havia na calçada com injeções de um veneno letal. Os vizinhos fizeram protesto, denúncias nas redes sociais, e o caso não ficou impune. Felizmente. Parem de derrubar árvores, gente. Nós delas precisamos, para respirar, para manter a temperatura agradável e, também, para tornar mais bonita e atraente a nossa cidade.

A  leitora Lara Cristina mostra que nem sempre a responsabilidade é de empresas privadas. Ela lamenta  árvore erradicada no bairro das Graças, cuja foto chegou a  postar nas redes sociais do #OxeRecife. Na foto, a planta aparece linda e florida na calçada de um prédio público. “Depois que derrubaram uma árvore no Museu do Estado, sem a menor necessidade, espero tudo!”. A leitora Sofia de Paula, também das Graças, envia novas fotos de podas radicais e de árvores quase morrendo, por conta dos cortes que, aos poucos, irei publicando aqui para não cansar o leitor. Para Pedro Lima, o tipo absurdo de corte das árvores de vias públicas do Recife tem um nome: “Quase assassinato”, com o qual o #OxeRecife concorda “em número, gênero e grau”, como diz a gíria.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (140) 
Parem de derrubar árvores (139)
Resistência: não ao arboricídio
População não quer árvores decepadas no Jardim do Baobá, nas Graças
App ajuda a monitorar árvores do Recife 
Recife ganha aplicativo Arborize. Viva!
Recife: 4000 novas árvores em 2018?

Texto e fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.