Parem de derrubar árvores (140)

Compartilhe nas redes sociais…

Tem jeito não. Hoje decidi fazer minha caminhada por um roteiro diferente do habitual. Mas olhem só com quem me deparei: essa árvore, totalmente mutilada. Ela fica na Rua Engenheiro Jair Furtado Meireles, à margem do Rio Capibaribe, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife.

Foi uma “poda” tão radical, que ameaça levar a planta à morte. Ela até está tentando sobreviver, com quatro folhinhas brotando, de um dos galhos que foi mutilado. Não consegui saber o órgão ou a pessoa responsável por tamanha tentativa de assassinato. Mas, em se tratando de área pública, a  responsabilidade legal quanto à manutenção, plantio e corte é do poder público, no caso a Prefeitura.

No local não há fiação elétrica e, portanto, mal nenhum a planta fazia quanto a riscos de corte de energia ou circuitos na eletrificação do bairro. Mas está lá, guilhotinada E o corte foi recente, pois a madeira ainda é exala o cheiro de vida que sobra da ação da motosserra insana. Com esta, só aqui no #OxeRecife, somam 140 as postagens sobre árvores assassinadas, mutiladas, erradicadas aqui na nossa cidade. São, ao todo,  236 vítimas de arboricídio documentadas desde 2017, com fotografia, endereço e data. O arboricídio é grande. Só não vê quem não quer.

Leia também:
Recife: 4000 novas árvores em 2019?
App ajuda a monitorar as árvores do Recife
Resistência: não ao arboricídio

Recife ganha aplicativo Arborize. Viva!

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.