Parem de derrubar árvores (136)

Compartilhe nas redes sociais…

Mais uma contundente prova do arboricídio que toma conta das ruas do Recife. Todas as vezes que faço um novo percurso – diferente dos roteiros habituais das minhas caminhadas – me defronto com novas vítimas da motosserra insana. Esta fica em na Estêvão de Oliveira, no bairro de Santo Amaro.

Trata-se de uma rua sem saída, perpendicular à Avenida Visconde Suassuna. A vítima está “plantada”  à altura do número, 110. Ia ao dentista cujo consultório fica na Avenida. Como cheguei um pouco cedo,  resolvi fazer hora andando pelas vias secundárias, para conhecê-las melhor. Aí, me defrontei com mais um “tamborete”, contra os quais venho protestando, aqui no #OxeRecife desde o ano passado.

Aliás, esse tipo de cena sempre me chocou. Porque embora a gente saiba que a árvore – como qualquer ser vivo – tem seu ciclo biológico (nascimento, vida e morte), ela deve ser logo substituída quando erradicada em áreas urbanas, onde a selva de concreto é cada dia maior. Mas não é o que acontece no Recife, onde muitas  árvores já adultas padecem por conta de podas radicais ou falta de cuidados fitossanitárias.

Não moramos em uma mata, onde a vegetação se regenera naturalmente e na qual a árvore cai, se decompõe e vira adubo para que outras possam nascer e de desenvolver. Na mata tem, também, animais que fazem distribuição de sementes. Mas nas cidades, essa fauna é bem menor e, uma vez erradicada, é necessária a respectiva reposição. Mas o que a gente vê no Recife, infelizmente, são cenas como as da foto, sem falar nos canteiros vazios, que viraram depósitos de lixo e de metralhas. Uma tristeza, isso. Sinceramente.

Leia também: 
Parem de derrubar árvores
Parem de derrubar árvores (130)
O Recife vai ganhar 2000 árvores
Arborização solidária em Casa Amarela 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.