Parem de derrubar árvores (128)

Compartilhe nas redes sociais…

Estive no Cobogó das Artes, na última sexta-feira, onde ocorreu o evento final da primeira edição do Retábulo Cultural Osman Lins, durante o qual a obra do escritor pernambucano foi discutida entre os dias 14 e 18, em eventos que ocorreram na Universidade Católica, na Federal e também naquele empreendimento cultural, capitaneado por Adriano Portela, também um estudioso da produção literária do autor de Avalovara, Os Gestos, O Visitante, entre outros livros.

Adriano Portela até já levou Lisbela e o Prisioneiro ao palco, aqui no Recife, pelo seu Cobogó das Artes. Assisti à encenação no Teatro Apolo, e gostei. Sexta, estive no Cobogó, onde pesquisadores do Brasil e Argentina apresentavam estudos sobre Osman Lins. Afinal, é sempre bom assistir o debate de especialistas sobre a obra literária de autores que gostamos. Ainda mais quando o autor em discussão é o pai da gente. Pois não é que ao sair do Cobogó das Artes, já no finalzinho da tarde me deparei com mais uma vítima de arboricídio? Dessa vez, a motosserra insana baixou na  Rua Oiticica Lins, no bairro de Areias, Zona Oeste da Capital.

Tem jeito não. O Recife é mesmo um cemitério de árvores decepadas, guilhotinadas, vítimas de política equivocada no que diz respeito à arborização da cidade. Parecendo tamboretes, elas estão em todas as ruas, esquinas, parques, avenidas, jardins, praças. Infelizmente, essa é a realidade de nossa cidade. Onde chego, sempre me defronto com mais uma. Só aqui nos nossos registros – com foto, data e endereço – elas já somam 212. Imaginem só quantas serão, somando-se todas que foram “erradicadas” na cidade. Uma tragédia ambiental.

Leia também:
Parem de derrubar  árvores (127)
Parem de derrubar árvores (45) 
Parem de derrubar árvores
Recife vai ganhar 2 000 árvores
Arboricídio vira caixa preta

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.