No Dia do Meio Ambiente, encontrei mais duas árvores mutiladas, durante minha caminhada diária. Uma fica na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A outra está ali bem pertinho, na Rua Engenheiro Oscar Ferreira, entre a Avenida Dezessete de Agosto e a Estrada do Arraial, próximo à Fundação Joaquim Nabuco.
De uma, restou um toco sem vida, como a maioria das árvores vítimas da motosserra insana, que age sem dó no Recife. Mas, mesmo assim, a da Estrada do Arraial tenta sobreviver, como vocês observam na foto acima. As folhinhas estão começando a nascer. Da outra, que fica na Oscar Ferreira, restou o tronco mutilado mas, pelo menos, foi plantada uma “irmãzinha” ao lado, ainda em fase de crescimento. Não sei porque o tronco morto não foi retirado, para dar espaço ao crescimento da planta de reposição. Coisas da “arborização” do Recife…
Como vocês têm acompanhado, desde o ano passado, venho mostrando aqui no #OxeRecife a destruição do verde de nossos jardins, praças, ruas. Nos três primeiros anos dessa gestão, ainda como repórter de um jornal do Recife, pedi à Emlurb o levantamento de árvores erradicadas. Na época, em 2015, elas já somavam nada menos de 5 mil. Depois, esse número não foi mais divulgado.
Mas calculo que essa quantia tenha dobrado, a ser mantido o mesmo ritmo industrial de erradicação. Já houve até audiência pública na Câmara Municipal, convocada pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) para debater a equivocada política de arborização do Recife. O #OxeRecife esteve lá, e mostrou o tamanho do arboricídio em nossa cidade. Asfora apresentou um projeto de lei ordinária para disciplinar corte e poda de árvores no Recife. A iniciativa (PLO 399/2017) está em tramitação no legislativo da cidade. Estamos de olho.
Leia também:
TRT vai compensar árvores derrubadas
Degola de árvores em supermercado
Recife vai ganhar 2000 árvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
“Abaixo o arboricídio insano”
Exemplo de amor ao verde no Recife
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife