O #OxeRecife faz questão de mostrar ações interessantes em defesa de nossas árvores, inclusive de casos de pessoas que começam a plantá-las pelas ruas. Ou de condomínios que tomam iniciativas para preservá-las. Mas também não deixa de registrar, como vem fazendo desde 2017, as vítimas de arboricídio que encontra nas ruas, parques e jardins da cidade.
Na minha caminhada matinal, achei mais duas esta semana. E uma delas fica na Rua Ibiapaba, exatamente onde mostrei um exemplo de amor ao verde, no dia 20 de dezembro de 2017. No caso, o Edifício Villa Nazareth, que deu um corte na parte superior da borda do muro, somente para preservar a árvore que estava plantada na calçada, durante a sua construção.

Mas exatamente ali, naquela via, no bairro da Tamarineira, achei mais um registro da ação da motosserra insana. Pelo que observei, pela espessura do tronco, devia ser uma árvore bem antiga. Que, no entanto, permanece lá – na forma de tamborete – e sem reposição nenhuma. Quem consegue plantar alguma coisa, em um lugar com um tronco imenso degolado? A outra, menor, encontrei na Avenida Parnamirim, ou melhor, na Rui Barbosa, que ganha esse nome ali, a partir do cruzamento com a Tito Rosas, perto do Hospital Maria Lucinda.
Segundo fiteiros que trabalham na área, a sombra da árvore faz muita falta, inclusive para parentes de pacientes do Hospital Maria Lucinda, que costumam comprar lanche ou doces na barraca em frente ao toco exposto. O #OxeRecife tem recebido manifestações de leitores, interessados em fazer plantio em áreas públicas. Desavisada, uma amiga minha plantou uma árvore amazônica em uma praça da Zona Norte, mas a muda foi retirada. Vou, portanto, voltar ao assunto, explicando o passo a passo de como proceder. Por um Recife mais verde! Com esse post, Parem de derrubar árvores (108), o #OxeRecife chega à marca de 187 registros de árvores assassinadas na nossa cidade.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (45)
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar árvores (32)
Degola de árvores em supermercado
Compensação pela selva de concreto
Recife vai ganhar 2 mil árvores
Bom exemplo de amor ao verde
Exemplo de amor ao verde no Recife
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
