Parem de derrubar árvores (106)

Compartilhe nas redes sociais…

Mais um toquinho  e um “tamborete” no meu caminho. Após uma manhã de  mais uma edição das nossas Caminhadas Domingueiras  – comandada pelo amigo Francisco Cunha –  no Centro do Recife, resolvi aproveitar a tranquilidade no trânsito no final de semana, para dar uma volta de carro. Acabei o percurso a pé, e fiz um roteiro de carro pelas ruas de Santo Amaro e Boa Vista,  onde no meio da semana – às pressas – já vira árvores decepadas.

Não, não era impressão. Elas estavam lá, sim. A primeira encontrei na Rua do Sossego, esquina com a Rua do Príncipe, no bairro da Boa Vista (foto  acima). Devia ser uma planta imensa, a julgar pelo diâmetro do caule. O tronco está lá, não teve reposição e o canteiro começa a virar depósito de lixo, como ocorre, sempre, nos locais onde esses bens da natureza nos são retirados. Circulei mais um pouco, e me defrontei com mais um exemplo de arboricídio.

Esse toquinho está quase imperceptível, mas mostra que ali tinha uma árvore, na Rua Gouveia de Barros, Santo Amaro.

Dessa vez, a vítima de motosserra insana estava em outro bairro, o de Santo Amaro, em uma calçada da movimentada Rua Gouveia de Barros, que tem trânsito intenso e muita circulação de pedestres, devido à proximidade com universidades, colégios, hospitais, clínicas particulares, Senai, Sesc, entre outros.

O toquinho fica bem perto da Avenida Visconde Suassuna. A árvore foi decepada, ficou lá o pedaço que restou do tronco, mas até o momento não houve nenhuma reposição.  E com essa somam 106, as postagens sobre esse problema contra o que resta do verde no Recife, onde se assiste um verdadeiro arboricídio. A motosserra insana permanece atuando. Só aqui no #OxeRecife, já somam 181 os registros de árvores derrubadas desde o início do ano passado. Tudo documentado com fotos, endereço e data.

Leia também:
Parem de derrubar árvores
Parem de derrubar árvores (45)
Parem de derrubar árvores (54)
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Compensação pelo arboricídio
Capibaribe pode ganhar 100 mil árvores 
O Recife ganhará 2000 árvores
Compensação pela selva de concreto

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.