Paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo “roubam” a cena em PE

Compartilhe nas redes sociais…

E a Associação Petrolinense de Atletismo (APA), sempre arrasando, hein? Pode ser no atletismo ou no paratletismo, a instituição abafa. Suas equipes que rodam o Brasil e o mundo, sempre retornam para casa com as malas cheias de prêmios. Aliás, voltam para o Sertão do São Francisco, já que a APA fica em Petrolina, cidade localizada às margens do Velho Chico, a 769 quilômetros do Recife. A mais recente façanha da instituição ocorreu no último final de semana, no Centro Esportivo Santos Dumont, na Zona Sul da capital pernambucano, onde ocorreu a etapa Recife do Meeting Paralímpico.

Destaque para Lícia  Avelino, 19 anos, que perdeu os movimentos das pernas após um acidente no interior do Estado. Ela participou de sua primeira competição, e já recebeu medalhas pelo revelador desempenho. A equipe sertaneja alcançou um desempenho de respeito, conquistando 102 medalhas no total, sendo 68 de ouro, 21 de prata e 13 de bronze. Com mais de 70 paratletas, a APA levou a maior delegação à competição e dominou boa parte das provas de pista e campo.

Segundo o coordenador da delegação, o técnico Givanildo Marcos, o desempenho da equipe “refletiu o trabalho consistente de preparação dos atletas”. Ele lembrou o surgimento de novos talentos, com “muitos estreantes na delegação”. Entre as estreantes, a paratleta Lícia Avelino, de 19 anos, natural de Bodocó, município localizado a 649 quilômetros do Recife e a  231 quilômetros de Petrolina. Ela participou pela primeira vez de uma competição oficial, menos de oito meses após perder os movimentos das pernas em um acidente, quando foi atingida por um equipamento de som durante um evento. Lícia competiu nas provas de lançamento de disco e dardo na classe F55 (atletas cadeirantes) e fez bonito ao conquistar duas medalhas de ouro. “Estava muito nervosa, foi tenso, mas foi bom. Deu tudo certo. Ganhei e estou feliz”, disse a jovem, exibindo com orgulho suas primeiras medalhas. Parabéns para a equipe e para a estreante Lícia.

O Meeting Paralímpico é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e integra o calendário oficial do paradesporto nacional. Lembrete: APA Petrolina é atual tricampeã brasileira da modalidade. Nos links abaixo, mais informações sobre a APA que faz um bonito trabalho no Sertão de Pernambuco.

Nesse sábado (7/6), a APA voltou a repetir boa performance. O atleta da Rychardy Davy Moura, natural de Trindade–PE, conquistoua medalha de ouro na prova dos 400 metros rasos do Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-18, realizado em Cuiabá, Mato Grosso. Com a marca de 47s99, Rychardy garantiu o topo do pódio e se destacou como um dos grandes nomes da nova geração do atletismo brasileiro. Com apenas 17 anos, ele venceu uma prova acirrada, mostrando alto desempenho técnico e muita força no sprint final para garantir a vitória nos metros decisivos. Parabéns pelo belo trabalho da APA Petrolina. Sucesso no atletismo e no paratletismo. E  também pelo esforço de inclusão, pois o desempenho dos paratletas também é um sucesso!

Leia também
Equipe sertaneja conquista 25 medalhas no campeonato de atletismo
A turma do Sertão do São Francisco que faz sucesso no atletismo
PE: Melhor paratleta maculino é o terceiro colocado no rankin mundial de arremesso de peso
Sertanejos de Petrolina arrebataram 45 medalhas em campeonato brasileiro de atletismo
Sertanejos da Região do São Francisco participam de competição de atletismo em Fortaleza
Inclusão e superação: APA Petrolina arrebata 18 medalhas
Samira Brito, paraatleta do Sertão com  paralisa cerebral ganha mais uma corrida
Flor do Sertão, Samira Brito vai disputar no Marrocos. Paratleta foi convocada
Sertanejos fazem bonito em meeeting paralímpico e voltam para casa com 69 medalhas
Velho Chico atrai adeptos do Windsurf
Ana Augusta, a boa Mãe Malvada
Ponto de apoio para ciclistas
Sertão: Triathlon Mãe Malvada revela a primeira triatleta brasileira com Síndrome de Down
Começa em Petrolina a 31ª edição do Rally Sertões
Sertão: Triathlon Mãe Malvada revela primeira triatleta brasileira com síndrome de Down
Paratletismo: Sertanejos de Petrolina arrebatam 45 medalhas em campeonato brasileiro de atletismo
APA Petrolina bate recorde nacional e volta para casa com 54 medalhas
Sertanejos fazem bonito em meeeting paralímpico e voltam para casa com 69 medalhas

Mais informações:
Site:  https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / APA Petrolina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.