“Panela do Jazz” vai ferver no Poço da Panela com dez horas de atrações gratuitas no sábado (10/9)

Cheio de história, o Bairro do Poço da Panela está em festa, no sábado, 10/9. É que depois de ter feito prévias gratuitas no Plaza Shopping, em Casa Forte, agora o festival Panela do Jazz volta ao nascedouro, ocupando mais uma vez o pátio que fica em Frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, depois de dois anos sem evento presencial devido à crise sanitária de 2020 e 2021. O retorno ao local tradicional será híbrido, com transmissão online simultânea através do YouTube e a chancela dos selos de Evento Neutro e o Sou Resíduo Zero. As atrações começam logo cedo, a partir das 15h, com um encontro de palhaçadas, com apresentações dos palhaços Gardênia e Peripécia, Palhaços Gambiarra e Mingau, A Trupe Carcará e o Palhaço Mixuruca para receber o público. Eles distrairão o público até 16h, quando começa a festa musical com atrações de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Feira Livre do Poço e a arena de alimentação abrem no mesmo horário da palhaçaria. O regresso do festival ao Poço está repleto de atrações para marcar a consolidação do evento, que tem quase dez horas de programação neste sábado. Trio 3-63 (formado por Andrea Ernest Dias, Marcos Suzano e Paulo Braga), Louise Wooley Quinteto e o Duo Cristóvão Bastos & Rogério Caetano estão entre as atrações da maratona, que será encerrada com Henrique Albino & O carnaval dos espíritos. Isso em show especial criado em homenagem ao maestro pernambucano Moacir Santos (1926-2006), um dos principais nomes da nossa música, celebrado nas atividades do festival neste ano. O palco será armado no pátio em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde e as imediações serão tomadas pelas barracas da arena gastronômica e pela Feira Livre do Poço.

Foram selecionados cerca de 30 expositores de moda, artesanato, acessórios, itens infantis e haverá até um brechó. “O que priorizamos na curadoria foram os produtores responsáveis por produzir o próprio trabalho, foi uma seleção difícil, diante de tantos inscritos”, explica Cecília Montenegro, idealizadora da Feira Livre do Poço. “O Panela do Jazz tem como princípio a relação com a cidade, as pessoas do bairro, os produtores locais, a economia criativa. A programação deste ano reúne artistas  de vários locais e reverencia a música afrobrasileira, em diálogo com a homenagem ao grande Moacir Santos”, resume o idealizador e diretor-geral do evento, Antonio Pinheiro. Entre as atrações, o Trio 3-63,  do Rio de Janeiro, formado Andrea Ernest Dias, Marcos Suzano e Paulo Braga (foto acima).

O evento terá presença do Afoxé Oyá Alaxé, às 23h40.

Laura Klaus é uma das atrações do Panela do Jazz, que volta ao formato presencial no Poço da Panela.

O evento terá presença do Afoxé Oyá Alaxé, às 23h40, destacando também a importância da produção musical dos terreiros de candomblé nagô, relevantes pontos de resistência social e cultural.  A multiartista Gabriela Sampaio estreia no festival com seu primeiro trabalho solo  (“Meu canto é sagrado”), no qual embala de forma singular os ritmos e cânticos da cultura popular afrobrasileira e indígena, como o ijexá, às 22h. Ela reverencia a ancestralidade nagô e também presta homenagem ao maestro Moacir Santos, junto com ogãs e yabás do terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá, Márcio Oliveira e Beto Xambá.

Este é um ano de expansão para o Panela do Jazz. Antes do evento principal, o festival ocupou o Plaza Shopping, em Casa Forte, por três fins de semana. Em dezembro, estreará em Triunfo, aprazível cidade do Sertão de Pernambuco, nos dias 16, 17 e 18.  As atividades contam com patrocínio da Lojas Renner e Chesf, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), do governo estadual; e do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife; e ainda apoio da operadora Claro.

O encerramento está marcado para a meia-noite, com um show especial montado para o festival em tributo, mais uma vez, a Moacir Santos. O show “Henrique Albino & O carnaval dos espíritos” faz referência ao quarto álbum ao homenageado do festival, o terceiro dele gravado nos Estados Unidos. Henrique Albino criou arranjos inéditos de “Coisa”s, emblemática série de obras de Moacir, e vai executá-las com orquestra formada por instrumentos tradicionais como a viola de 10 cordas e o pífano, instrumentos do frevo, do choro e da música clássica tocados por virtuoses do estado. Uma das promessas é o convite para o público cantar e interagir com as composições.

Leia também
Panela do Jazz movimenta Zona Norte
Dia dos Pais: Panela do Jazz começa no Plaza
Panela do Jazz é virtual
O bucólico Poço tem Panela do Jazz
Chorinho e jazz nordestino  no Poço
O Poço das Artes de Clarissa Garcia
Artes, circo e música no Poço Festival
Panela do Jazz vem aí
Panela do Jazz movimenta Poço
Dorival Caymmi, amor e mar no Poço
Chorinho e Jazz nordestino no Poço

SERVIÇO
Evento: Panela do Jazz
Onde: Poço da Panela, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde
Quando: Sábado, 10 de setembro
Horário: A partir das 15h
Quanto: shows com acesso gratuito
Abaixo, você pode conferir a programação
PROGRAMAÇÃO
Polo gastronômico
15h – Encontro de palhaçadas, com Palhaça Gardênia e Palhaço Peripécia, Palhaços Gambiarra e Mingau, A Trupe Carcará e o Palhaço Mixuruca
Palco Principal
16h – Nino Alves (PE)
17h – Márcio Oliveira (PE)
18h10 – Louise Wooley Sexteto (SP)
19h10 – Duo Cristóvão Bastos (RJ) & Rogério Caetano (GO)
20h20 – Utópicas curvas (PE): Anne Costa, Bárbara Regina, Jefferson Figueirêdo e Neris Rodrigues
21h10 –   (foto superior)
22h – Gabriela Sampaio (PE)
22h40 – Lara Klaus (PE, foto central)) convida Laís de Assis (PE) e Paula Bujes (RS)
23h40 – Afoxé Oyá Alaxé (PE)
0h – Henrique Albino & O carnaval dos espíritos (PE) – show especial em homenagem a Moacir Santos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: José de Holanda e Ana Branco /Divulgação /  Panela do Jazz

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.