“Panela do Jazz” movimenta Zona Norte: Música, mamulengos “ecológicos” e improvisação

Compartilhe nas redes sociais…

Realizado este ano em espaço privado – porém com a edição também reservada para novembro em área pública do Poço da Panela, como tradicionalmente ocorre – o Festival Panela do Jazz no Plaza Shopping chega à segunda semana com a mesma expectativa do primeira: grande público. E o que é bom, tudo de graça. A programação prossegue a partir das 16h do sábado (20/08), com apresentações, também, no domingo. Ao todo, serão cinco shows, que ocorrem no Piso L2 do Plaza, naquele gramado que fica de frente ao Big Bompreço, com entrada pela Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti. Neste final de semana tem não só música, como até apresentação de mamulengos, com espetáculo voltado para a sensibilização ambiental.

Ou seja, o festival reforça a proposta de abarcar múltiplas linguagens artísticas e se colocar como uma opção para pessoas de todas as idades, desde bebês no colo dos pais até idosos a fim de curtir música, improviso, atrações consagradas e revelações do jazz. O sábado começa com a Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens, que apresenta o espetáculo Cantigas de mamulengo, sobre a preservação do meio ambiente, a partir das 16h (foto acima). A parte musical ficará a cargo do Makamo (foto central). A sonoridade  do grupo circula pelo choro, frevo, baião e pelas composições autorais. O Makamo é formado exclusivamente por mulheres: Moema Macêdo (bandolim), Maíra Macêdo (cavaquinho), Karol Maciel (acordeon), e Gabi Carvalho (violão). O percussionista Gilú Amaral compartilha o show solo Percursos, já apresentado em três continentes e marcado pelo ecletismo e pela improvisação.

Formado exclusivamente por mulheres, o Makamo viaja por diversos ritmos e é uma das atrações do Panela do Jazz.

No domingo, é a vez de Joinhas Band.  Trata-se de um trio formado por Fino (baixo), Charles Silva (bateria) e Diego Drão (teclados). O grupo recebe a percussionista e ilustradora musical Aishá Lourenço no domingo, às 18h. O setlist é bem variado.  Explora o punk, jazz, hardcore e groove feitos na hora, com muito improviso. Rock’n’roll, blues e baladas autorais dão o tom do show de Beto Kaiser, carioca radicado no Recife que divide o palco com Uka Gameiro (baterista), Sammy Barros (guitarrista) e o irmão Sérgio Eduardo (baixista).

O público pode apreciar as apresentações embalado com degustação e harmonização de vinhos especialmente preparadas para o evento (por R$ 80, com conversão de R$ 20 em desconto para a aquisição de produtos). As delícias gastronômicas também incluem massas (da Tratoria da Dani), pizzas (da Stupenda), hambúrgueres grelhados (da Brooklyn Burger) e uma estação de cerveja Eisenbahn. O Plaza Shopping criou uma promoção exclusiva com oferta de vinho e porta-vinhos de presente (veja os detalhes em https://plazaonline.com.br). A quarta edição do Panela do Jazz presta homenagem ao maestro Moacir Santos (1926-2006), ícone na música instrumental pernambucana.

Após dois anos sem se realizar ao ar livre, devido à crise sanitária, o Panela do Jazz cresceu em 2022. Além das apresentações no Plaza, a quarta edição do festival ocorre ainda, em dois lugares: no próprio Poço da Panela, no Recife, onde nasceu. E viaja a Triunfo, no Sertão de Pernambuco. O festival mescla música, gastronomia, artes cênicas e plásticas, ações educativas e fomento à economia local. No Poço, acontece em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no dia 10 de setembro. Em dezembro, chega a Triunfo, no Sertão pernambucano, com shows nos dias 16, 17 e 18.  Além das atrações escolhidas pelo fundador e produtor cultural do Panela, Antonio Pinheiro, o evento contará com artistas brasileiros selecionados por meio de edital, um estímulo à produção cultural por meio das leis de incentivo. A ampliação deste ano conta com patrocínio da Lojas Renner e Chesf, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), do governo estadual, e do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife.

Leia também
Dia dos Pais: Panela do Jazz começa no Plaza
Panela do Jazz é virtual
O bucólico Poço tem Panela do Jazz
Chorinho e jazz nordestino  no Poço
O Poço das Artes de Clarissa Garcia
Artes, circo e música no Poço Festival
Panela do Jazz vem aí
Panela do Jazz movimenta Poço
Dorival Caymmi, amor e mar no Poço
Chorinho e Jazz nordestino no Poço

Serviço
Evento: Panela do Jazz
Onde: Jardim do Piso L2, do Plaza  Shopping Casa Forte
Endereço: Rua João Santos Filho, 255, em frente ao Big Bompreço
Quando: nos fins de semana 13 e 14, 20 e 21, e 27 e 28 de agosto
Horário: a partir das 16h
Quanto: gratuito

Horários e programação do final de semana:
20 de agosto (sábado)
16:00 – Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens (PE)
18:00 – Makamo Quinteto (PE)
19:00 – Gilú Amaral (PE)

21 de agosto (domingo)
18:00 – Joinhas Band Convida Aishá Lourenço (PE)
19:00 – Beto Kaiser (PE)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação /Panela do Jazz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.